Práticas docentes alfabetizadoras no Ensino Fundamental I

Autores

  • Maria da Conceição Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Isabel Haialy Pereira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Aurilene Bezerra da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1341

Palavras-chave:

Alfabetização., Ensino Fundamental., Práticas pedagógicas.

Resumo

Este trabalho apresenta um mapeamento de pesquisas desenvolvidas no Brasil, no período de 2018-2021, no que se refere a práticas docentes alfabetizadoras no Fundamental I, de modo a apontar reflexões acerca das estratégias de ensino nessa etapa escolar. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, organizado a partir de revisão bibliográfica, com aporte teórico centrado no campo das práticas de ensino e da alfabetização. Para a construção dos dados que constituem o corpus do estudo, utilizou-se o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações-BDTD, o Portal de Periódico da CAPES e o Scientific Eletronic Library Online-SciELO, através do levantamento de artigos, teses e dissertações.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Educação pela UFRN (2005) e Doutora em Educação pela USP (2015). Profa. Adjunto IV do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação/CAPF - Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE, da UERN onde exerce a função de coordenadora. conceicaocosta@uern.br

Isabel Haialy Pereira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE). Atualmente está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE). isabelhaialy@hotmail.com

Maria Aurilene Bezerra da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (2004), pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) (2012), pela Universidade Federal do Ceará (UFC). aurilenebb@hotmail.com

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Costa, M. da C., Pereira da Silva, I. H., & Bezerra da Silva, M. A. (2023). Práticas docentes alfabetizadoras no Ensino Fundamental I. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(38), 303–322. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1341