Construção da experiência: contribuições para a formação docente.
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1301Palavras-chave:
Formação de professores, Experiência docente, Experiência, Construção da experiênciaResumo
A presente reflexão busca compreender a formação docente numa perspectiva crítica e progressista o que exige reconhecer a construção da experiência, conceito este utilizado por diferentes estudiosos no campo da Educação. O estudo da pesquisa, de abordagem qualitativa- bibliográfica, se baseia em diferentes autores que se dedicaram a contribuir com a formação docente, são eles: Bondia Larossa, Freire, Vásquez e Nóvoa, o artigo tem como objetivo refletir e analisar a experiência e a formação docente. Concluímos que os autores pesquisados evidenciam diferentes aspectos sobre o conceito de experiência nos trazendo características e significados que se complementam para pensarmos o exercício da docência reconhecendo os princípios da subjetividade e da autoria.
Referências
BONDIA LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, n. 19 [Acessado 6 Julho 2022] , pp. 20-28. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Epub 19 Abr 2011. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003.
DA PALMA-SANTOS, M. C.; MAKNAMARA, M. Experiência e formação docente nas pesquisas em ensino de Ciências e Biologia no Brasil. Educação, v. 42, n. 2, p. 340-350, 6 nov. 2019.
ELLINGSON, L. & ELLIS, C. Autoethnography as Constructionist Project. En J. A. Holstein & J. F. Gubrium (eds.). Handbook of constructionist research (pp. 445-465). New York: The Guildford Press. 2008
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’água. 2006.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006 A.
NÓVOA, Antonio. Professores, imagem de um futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
OLIVEIRA, H. R. de; JESUS, D. P. de; BORGES, E. M. As pesquisas sobre formação de professores nas reuniões nacionais da ANPEd: que espaço há para a avaliação? Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–15, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2550. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2550. Acesso em: 6 jul. 2022.
SANCHO GIL, J. M.; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, F. La investigación sobre historias de vida: de la identidad humanista a la subjetividad nómada. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 1, n. 3, p. 34-45, 30 sep. 2020.
SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. A formação de professores em tempos de incerteza. Movimento, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 9–39, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2824. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2824. Acesso em: 6 jul. 2022.
VASQUEZ, Antonio S.. Filosofia da práxis. Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, São Paulo: Expressão Popular. 2007.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, Editores Associados, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.