Construção da experiência: contribuições para a formação docente.

Auteurs-es

  • Ana Cristina Gonçalves ABREU SOUZA Universidade Federal de Alfenas MG

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1301

Mots-clés :

Formação de professores, Experiência docente, Experiência, Construção da experiência

Résumé

A presente reflexão busca compreender a formação docente numa perspectiva crítica e progressista o que exige reconhecer a construção da experiência, conceito este utilizado por diferentes estudiosos no campo da Educação. O estudo da pesquisa, de abordagem qualitativa- bibliográfica, se baseia em diferentes autores que se dedicaram a contribuir com a formação docente, são eles: Bondia Larossa, Freire, Vásquez e Nóvoa, o artigo tem como objetivo refletir e analisar a experiência e a formação docente. Concluímos que os autores pesquisados evidenciam diferentes aspectos sobre o conceito de experiência nos trazendo características e significados que se complementam para pensarmos o exercício da docência reconhecendo os princípios da subjetividade e da autoria.

Biographie de l'auteur-e

Ana Cristina Gonçalves ABREU SOUZA, Universidade Federal de Alfenas MG

Desde 2008 pesquisadora e professora na Universidade Federal de Alfenas MG. Em agosto de 2015 assume a Gestão da Subsecretaria de Ciencia, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Desde 2008 Docente e Pesquisadora da Universidade Federal de Alfenas MG, focaliza estudos, orientações e pesquisas na área de Práticas Pedagógicas, Formação de Educadores e Gestão Escolar.Doutora em Educação: Currículo pela PUC de SP. Mestre em Educação - Formação de Professores UBC - Mogi das Cruzes - SP. Mestre em Educação: Psicologia da Educação - PUC SP e Pedagoga pela UNIVAP - SJC SP. Relevante carreira profissional no exercício da docência ( da educação infantil ao ensino superior), da coordenação ( educação infantil, ensino fundamental, EJA), da direção escolar (educação infantil, ensino fundamental e EJA). No Ensino Superior atuou e atua nas áreas de Psicologia da Educação, Gestão Escolar, Alfabetização, Didática, Prática de Ensino e Orientação de Estágios ( Gestão Escolar, Educação Infantil, EJA, Ensino Fundamental) Ofício pautado em docência, extensão e pesquisa.

Références

BONDIA LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, n. 19 [Acessado 6 Julho 2022] , pp. 20-28. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Epub 19 Abr 2011. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003.

DA PALMA-SANTOS, M. C.; MAKNAMARA, M. Experiência e formação docente nas pesquisas em ensino de Ciências e Biologia no Brasil. Educação, v. 42, n. 2, p. 340-350, 6 nov. 2019.

ELLINGSON, L. & ELLIS, C. Autoethnography as Constructionist Project. En J. A. Holstein & J. F. Gubrium (eds.). Handbook of constructionist research (pp. 445-465). New York: The Guildford Press. 2008

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’água. 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006 A.

NÓVOA, Antonio. Professores, imagem de um futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, H. R. de; JESUS, D. P. de; BORGES, E. M. As pesquisas sobre formação de professores nas reuniões nacionais da ANPEd: que espaço há para a avaliação? Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–15, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2550. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2550. Acesso em: 6 jul. 2022.

SANCHO GIL, J. M.; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, F. La investigación sobre historias de vida: de la identidad humanista a la subjetividad nómada. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 1, n. 3, p. 34-45, 30 sep. 2020.

SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. A formação de professores em tempos de incerteza. Movimento, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 9–39, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2824. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2824. Acesso em: 6 jul. 2022.

VASQUEZ, Antonio S.. Filosofia da práxis. Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, São Paulo: Expressão Popular. 2007.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, Editores Associados, 1982.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-29

Comment citer

ABREU SOUZA, A. C. G. (2022). Construção da experiência: contribuições para a formação docente. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(35), 727–741. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1301