Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a prática textual

propostas pedagógicas

Autores

  • Darlan Roberto dos Santos Fundação Presidente Antônio Carlos - Fupac
  • Jéssica Fundação Presidente Antonio Carlos - FUPAC

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1329

Palavras-chave:

Ensino de Redação, Produção de Texto, Metodologias Ativas, Ensino Médio

Resumo

O artigo discute a aplicação de metodologias ativas nas aulas de Redação/Produção de Texto, buscando, assim, tornar tais conteúdos mais acessíveis aos alunos da “Geração Z”, que compõem o alunado dos ensinos fundamental e médio. A investigação que originou o artigo é de natureza teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo, com abordagem pragmática, apoiada na análise de fontes secundárias de pesquisa. Conclui-se que tais metodologias podem ser eficazes, mostrando-se adequadas ao conteúdo dissertativo-argumentativo e oportunas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo reforça a preocupação com a constante atualização do docente, em suas práticas pedagógicas e metodologias aplicadas junto aos discentes.

Biografia do Autor

Darlan Roberto dos Santos, Fundação Presidente Antônio Carlos - Fupac

Professor da Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac/Lafaiete), jornalista e revisor de textos. Pós-doutor em Letras. Pesquisador do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Probic/Fupac). fenixdr@gmail.com

Jéssica, Fundação Presidente Antonio Carlos - FUPAC

Graduanda em Psicologia pela Fundação Presidente Antonio Carlos (Fupac/Conselheiro Lafaiete). Bolsista na pesquisa Metodologias Ativas no Ensino Superior: reflexões e propostas de aplicação, realizada com apoio do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Probic/Fupac). jessicarodriguees1486@gmail.com

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

dos Santos, D. R., & Rodrigues, J. C. (2023). Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a prática textual: propostas pedagógicas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(37), 95–115. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1329