Using active learning methodologies for textual practice: Pedagogical proposals

propostas pedagógicas

Authors

  • Darlan Roberto dos Santos Fundação Presidente Antônio Carlos - Fupac
  • Jéssica Cristina Rodrigues Fundação Presidente Antonio Carlos - FUPAC

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1329

Keywords:

Ensino de Redação, Produção de Texto, Metodologias Ativas, Ensino Médio

Abstract

This article discusses application of active methodologies in the essay teaching, thus seeking to make such content more accessible to students of “Generation Z”, who make up the students of elementary and high school. This research is of a theoretical-bibliographic study with qualitative data analysis, with a pragmatic approach, from the study of secondary sources of research. It is concluded that such methodologies can be positives, in the classes of Writing / Textual Production, proving to be adequate to the dissertative-argumentative content and opportune in the teaching-learning process. The study reinforces the concern with the constant updating of the teacher, in his pedagogical practices and methodologies applied to the students.

Author Biographies

Darlan Roberto dos Santos, Fundação Presidente Antônio Carlos - Fupac

Professor da Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac/Lafaiete), jornalista e revisor de textos. Pós-doutor em Letras. Pesquisador do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Probic/Fupac). fenixdr@gmail.com

Jéssica Cristina Rodrigues, Fundação Presidente Antonio Carlos - FUPAC

Graduanda em Psicologia pela Fundação Presidente Antonio Carlos (Fupac/Conselheiro Lafaiete). Bolsista na pesquisa Metodologias Ativas no Ensino Superior: reflexões e propostas de aplicação, realizada com apoio do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Probic/Fupac). jessicarodriguees1486@gmail.com

References

ALCÂNTARA, Elisa F (Org.). Inovação e renovação acadêmica: guia prático de utilização de metodologias e técnicas ativas. Volta Redonda: FERP, 2020.

ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo; JESUS, Lucas; FERRETE, Rodrigo; SANTOS, Ronney. A sala de aula invertida como alternativa inovadora para a educação básica. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, Vitória, ES, v. 8, p. 4-22, 2019.

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

AZEVEDO, Fernando de et.al. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 65, n. 150, p. 407-425, 1984.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BEAUGRANDE, Robert Alain de. Novos fundamentos para uma ciência do texto e do discurso: cognição, comunicação e liberdade de acesso ao conhecimento e à sociedade. Trad.: BENFICA, Maria Flor. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Artigo. As Metodologias Ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, PR, v. 32, p. 25-40, 2011.

BETINI, G. A. A construção do projeto político-pedagógico da escola. In: EDUC@ação - Revista Pedagógica UNIPINHAL, Espírito Santo do Pinhal, v. 01, n. 03, p. 37-44, jan./dez, 2005.

BONINI, A. Metodologias do ensino de produção textual: a perspectiva da enunciação e o papel da psicolinguística. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n.01, p. 23-47, jan./jun. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério de Educação. PCN+: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

BUNZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C. e MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor, p. 139-162. São Paulo: Parábola, 2006.

BUZAN, Tony. Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

CASTRO, Claudio de Moura. Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais. Porto Alegre: Penso, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019.

FREITAS, Camila C.; BRITO, Carla Eugênia; SANTOS, Maria Izabella Matos. Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista Pleiade. Foz do Iguaçu, v. 12, n. 25, p. 113-125, 2019.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1984.

KOCH. Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

KOMO, Andrea; ARAKAKI, Bruno; SIMPLICIO JUNIOR, Marcos; LEVY, Mayer. Aplicativo de troca de mensagens instantâneas utilizando comunicação p2p. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 65–72. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbseg_estendido/article/view/4143. Acesso em: 28 ago. 2022.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MARTINS, Gercimar. Metodologias Ativas: métodos e práticas para o século XXI. Quirinópolis: Editora IGM, 2020. Ebook.

MEDEIROS, Amanda; BISINOTO, Cynthia; ARAÚJO, Claisy; SOUZA, Tatiana; OLIVEIRA, Maria Cláudia. Docência na socioeducação. Brasília: Editora UnB, 2014.

PÉCORA, Alcir. Problemas de Redação. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L.; MORAN, J. M. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática, p. 26-44. Porto Alegre: Penso, 2018.

Published

2023-09-26

How to Cite

dos Santos, D. R., & Rodrigues, J. C. (2023). Using active learning methodologies for textual practice: Pedagogical proposals: propostas pedagógicas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(37), 95–115. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1329