Concepções de Professores de Ciências da Natureza Sobre o Ensino por Investigação

Autores

  • Gessyka Kalen Diniz Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
  • Natanael charles da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1342

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino investigativo Metodologia ativa. Prática docente.

Resumo

O presente estudo objetivou verificar as concepções de professores de uma escola pública do interior do estado do Rio Grande no Norte sobre o uso da abordagem de ensino por investigação na educação básica. De natureza qualitativa, foi aplicado um questionário a um grupo de treze docentes da área de Ciências da Natureza através da plataforma Google forms. As concepções  se mostraram coerentes com a abordagem didática, no entanto, são incompletas e, em alguns casos, vagas. Porém, foram suficientes para formarem quatro categorias: ensino contextualizado, ensino como pesquisa científica, aproximação dos conhecimentos científicos e escolares e ensino centrado na aprendizagem e no conteúdo. Acredita-se, portanto,  que através de formações continuadas, cursos de curta duração, leituras teóricas e vivências práticas os docentes podem expandir suas visões sobre o ensino por investigação.   

Biografia do Autor

Gessyka Kalen Diniz Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela UFRN. Professora da Educação Básica do município de Parelhas-RN e do Estado do RN. gessykakalen@gmail.com

Natanael charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor EBTT de Biologia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Abaeteta. natanaelcharles@gmail.com

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Mestrado em Bioecologia Aquática (UFRN). Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Professora Titular pela UFRN, Natal-RN. magffaraujo@gmail.com

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Lima, G. K. D., Silva, N. charles da, & Araújo, M. F. F. de. (2023). Concepções de Professores de Ciências da Natureza Sobre o Ensino por Investigação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(37), 204–216. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1342