A subjetivação política como possibilidade de superação do ressentimento nas instituições escolares
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1380Palavras-chave:
Neoliberalismo, Ressentimento, Violência, Subjetivação PolíticaResumo
Este artigo discute os efeitos do Neoliberalismo nos processos de subjetivação dos atores escolares e o ressentimento como um afeto recorrente no ambiente escolar, que tem atravessado o que hoje se denomina mal-estar na educação. Como a violência escolar vem sendo uma de suas expressões, os veículos de comunicação de massa, por meio de explicações apressadas e individualizadas, estabelecem-na em uma relação de causa e efeito, produzindo sua espetacularização. Daí a possibilidade de, no dia a dia escolar, se redimensionar a finalidade da educação neoliberal por meio dos processos de subjetivação política referenciados em Ranciere (2012; 2018). Isto é, trata-se de uma proposta de reconfiguração da forma e dos lugares hierarquicamente estabelecidos no ambiente escolar, promovendo a transformação social.
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