Carreiras Docentes, Neoliberalismo e a Nova Gestão Pública na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1392Palavras-chave:
América Latina, Profissão docente, Formação e trabalho docente, Neoliberalismo, Carreira docenteResumo
Atualmente, na América Latina, estamos imersos em um novo ciclo de privatização da educação. Embora isso não responda necessariamente às estratégias tradicionais que emanam do neoliberalismo em sua versão mais ortodoxa, acabou sendo bastante eficiente, colonizando administrativa e culturalmente as instituições de ensino por meio da chamada Nova Gestão Pública (NGP). Neste artigo, discutiremos, especificamente, as consequências trazidas pela implantação da NGP no que diz respeito ao estabelecimento de carreiras docentes na América Latina. Estamos convencidos de que tanto os organismos internacionais quanto os governos da região têm promovido o estabelecimento de órgãos reguladores baseados na meritocracia individual, avaliações e prestação de contas padronizadas para gerar uma mudança no habitus de quem exerce a profissão.
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