Carreiras Docentes, Neoliberalismo e a Nova Gestão Pública na América Latina

Autores

  • Víctor Manuel Figueroa Farfán Universidad Andrés Bello
  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1392

Palavras-chave:

América Latina, Profissão docente, Formação e trabalho docente, Neoliberalismo, Carreira docente

Resumo

Atualmente, na América Latina, estamos imersos em um novo ciclo de privatização da educação. Embora isso não responda necessariamente às estratégias tradicionais que emanam do neoliberalismo em sua versão mais ortodoxa, acabou sendo bastante eficiente, colonizando administrativa e culturalmente as instituições de ensino por meio da chamada Nova Gestão Pública (NGP). Neste artigo, discutiremos, especificamente, as consequências trazidas pela implantação da NGP no que diz respeito ao estabelecimento de carreiras docentes na América Latina. Estamos convencidos de que tanto os organismos internacionais quanto os governos da região têm promovido o estabelecimento de órgãos reguladores baseados na meritocracia individual, avaliações e prestação de contas padronizadas para gerar uma mudança no habitus de quem exerce a profissão.

Biografia do Autor

Víctor Manuel Figueroa Farfán, Universidad Andrés Bello

Universidad Andrés Bello, Sede Viña del Mar, Facultad de Educación, Programa Pedagogía Educación Media. Viña del Mar, Chile. ORCID: iD 0000-0003-4446-9823.

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. Belo Horizonte, MG, Brasil. ORCID: iD 0000-0002-5401-4788.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Farfán, V. M. F., & Diniz-Pereira, J. E. (2023). Carreiras Docentes, Neoliberalismo e a Nova Gestão Pública na América Latina. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 984–1005. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1392

Edição

Seção

PARTE 2: Desdobramentos das políticas públicas neoliberais no campo da educação