A ciência no contexto neoliberal brasileiro

Autores

  • Everton Henrique Eleutério Fargoni Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Educação, Ciência, Políticas neoliberais, Reforma do Estado

Resumo

O artigo analisa o estado atual da ciência brasileira diante das políticas neoliberais que avançaram no país desde a implementação da Reforma do Aparelho do Estado. Para tanto, primeiramente revisa como o modelo econômico neoliberal foi adotado no Brasil e discute suas implicações para a sociedade civil nacional. Em seguida, apresenta as proposições econômicas do Consenso de Washington que repercutiram e ainda reverberam nas políticas públicas do país, discute suas implicações e analisa cada proposição, com foco no diagnóstico dessas proposições no contexto de crise da ciência brasileira. Finaliza com notas exploratórias sobre o neoliberalismo aqui vigente, cruzando com questões factuais.

Biografia do Autor

Everton Henrique Eleutério Fargoni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação e pedagogo pela UFSCar. Pesquisador do grupo em economia política da educação e formação humana (GEPEFH/UFSCar). Pesquisador do eixo de pesquisa "Produção de conhecimento" da Rede Universitas/BR. E-mail: evertonfargoni@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7536-9126

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Livre Docente (USP). Professor Titular do Departamento de Educação (UFSCar). Pós-doutor em Economia (USP e University of London). Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Administração (PUC-SP). Professor visitante da Arizona State University (EUA). Pesquisador do CNPq. E-mail: jr@ufscar.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2667-0371

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo (USP)

Livre Docente em Educação e Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Mestre e Doutor em Sociologia (USP), graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Doutorado na Middlesex University London. Professor visitante na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), campus de Duque de Caxias. Pesquisador do CNPq.  E-mail: amcatani@usp.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0656-3931

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Fargoni, E. H. E., Silva Júnior, J. dos R., & Catani, A. M. (2023). A ciência no contexto neoliberal brasileiro. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 1006–1028. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1393

Edição

Seção

PARTE 2: Desdobramentos das políticas públicas neoliberais no campo da educação