A ciência no contexto neoliberal brasileiro

Auteurs-es

  • Everton Henrique Eleutério Fargoni Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo (USP)

Mots-clés :

Educação, Ciência, Políticas neoliberais, Reforma do Estado

Résumé

O artigo analisa o estado atual da ciência brasileira diante das políticas neoliberais que avançaram no país desde a implementação da Reforma do Aparelho do Estado. Para tanto, primeiramente revisa como o modelo econômico neoliberal foi adotado no Brasil e discute suas implicações para a sociedade civil nacional. Em seguida, apresenta as proposições econômicas do Consenso de Washington que repercutiram e ainda reverberam nas políticas públicas do país, discute suas implicações e analisa cada proposição, com foco no diagnóstico dessas proposições no contexto de crise da ciência brasileira. Finaliza com notas exploratórias sobre o neoliberalismo aqui vigente, cruzando com questões factuais.

Bibliographies de l'auteur-e

Everton Henrique Eleutério Fargoni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação e pedagogo pela UFSCar. Pesquisador do grupo em economia política da educação e formação humana (GEPEFH/UFSCar). Pesquisador do eixo de pesquisa "Produção de conhecimento" da Rede Universitas/BR. E-mail: evertonfargoni@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7536-9126

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Livre Docente (USP). Professor Titular do Departamento de Educação (UFSCar). Pós-doutor em Economia (USP e University of London). Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Administração (PUC-SP). Professor visitante da Arizona State University (EUA). Pesquisador do CNPq. E-mail: jr@ufscar.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2667-0371

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo (USP)

Livre Docente em Educação e Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Mestre e Doutor em Sociologia (USP), graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Doutorado na Middlesex University London. Professor visitante na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), campus de Duque de Caxias. Pesquisador do CNPq.  E-mail: amcatani@usp.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0656-3931

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Publié-e

2023-04-01

Comment citer

Fargoni, E. H. E., Silva Júnior, J. dos R., & Catani, A. M. (2023). A ciência no contexto neoliberal brasileiro. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 1006–1028. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1393

Numéro

Rubrique

PARTE 2: Desdobramentos das políticas públicas neoliberais no campo da educação