A ciência no contexto neoliberal brasileiro

Autores/as

  • Everton Henrique Eleutério Fargoni Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo (USP)

Palabras clave:

Educação, Ciência, Políticas neoliberais, Reforma do Estado

Resumen

O artigo analisa o estado atual da ciência brasileira diante das políticas neoliberais que avançaram no país desde a implementação da Reforma do Aparelho do Estado. Para tanto, primeiramente revisa como o modelo econômico neoliberal foi adotado no Brasil e discute suas implicações para a sociedade civil nacional. Em seguida, apresenta as proposições econômicas do Consenso de Washington que repercutiram e ainda reverberam nas políticas públicas do país, discute suas implicações e analisa cada proposição, com foco no diagnóstico dessas proposições no contexto de crise da ciência brasileira. Finaliza com notas exploratórias sobre o neoliberalismo aqui vigente, cruzando com questões factuais.

Biografía del autor/a

Everton Henrique Eleutério Fargoni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação e pedagogo pela UFSCar. Pesquisador do grupo em economia política da educação e formação humana (GEPEFH/UFSCar). Pesquisador do eixo de pesquisa "Produção de conhecimento" da Rede Universitas/BR. E-mail: evertonfargoni@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7536-9126

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Livre Docente (USP). Professor Titular do Departamento de Educação (UFSCar). Pós-doutor em Economia (USP e University of London). Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Administração (PUC-SP). Professor visitante da Arizona State University (EUA). Pesquisador do CNPq. E-mail: jr@ufscar.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2667-0371

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo (USP)

Livre Docente em Educação e Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Mestre e Doutor em Sociologia (USP), graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Doutorado na Middlesex University London. Professor visitante na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), campus de Duque de Caxias. Pesquisador do CNPq.  E-mail: amcatani@usp.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0656-3931

Citas

ANTUNES, R. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2000.

BRASIL. Pesquisa Industrial Anual - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/ind

ustria/9042-pesquisa-industrial-anual.html?=&t=destaques> Acesso em: 13 set. 2022.

CHANG, H. J. Globalização, Desenvolvimento Econômico e o Papel do Estado. London, New York, Penang: TWN/Zed Books Ltd, 2003.

CHESNAIS, F. A Mundialização do Capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CLARKE, J. Living with/in and without neoliberalism. Focaal, v. 51, n. 1, p. 135-147, 2008.

DOWBOR, L. Os estranhos caminhos do nosso dinheiro. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013.

DOWBOR, L. A era do capital improdutivo: Por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

FARGONI, E. H. E.; ZACARIAS, M.; VICENTE, W. A. Tecnopólio e controle do ser social. Redoc – Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, 2022.

FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

HAYEK, F. A. V. Os fundamentos da liberdade. São Paulo: Visão, 1983.

HELD, D. “Conclusions”. In: Held, D., McGrew, A. et al. Global Transformations, Politics, Economics and Culture. Stanford: Stanford University Press, 1999.

OLIVEIRA, F. A dominação globalizada: estrutura e dinâmica da dominação burguesa no Brasil. In: Basualdo, E. M., Arceo, E. Neoliberalismo y sectores dominantes. Tendencias globales y experiencias nacionales. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, ago. 2006.

PAULANI, L. Brasil Delivery. São Paulo: Boitempo, 2008.

PAULANI, L. A crise do regime de acumulação com dominância da valorização financeira e a situação do Brasil. Rev. Estudos Avançados, 23 (66), 2009.

SAAD FILHO, A. Crise no neoliberalismo ou crise do neoliberalismo? Crítica e Sociedade: revista de cultura política. Vol.1, No. 3, Edição Especial - Dossiê: A crise atual do capitalismo, dez. 2011.

SILVA JR, J. R. The new Brazilian University: a busca por resultados comercializáveis: para quem? Bauru, SP: Canal 6, 2017.

SILVA JR, J. R.; FARGONI, E. H. E. Future-se: o ultimato na universidade estatal brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 41, 2020.

SILVA JR, J. R.; FARGONI, E. H. E. Notas sobre o colapso da ciência no Brasil. Eccos -Revista Científica, São Paulo, n. 58, p. 1-18, e20850, jul./set. 2021.

SLAUGHTER, S; RHOADES, G. Academic capitalism and the new economy: market, State and Higher Education. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press, 2009.

STARK, C. The neoliberal ideology, its contradictions, the consequences and challenges for social work. Ljetopis socijalnog rada, 39-63, 2018.

VARELLA, D. Poliomielite volta a ser um problema no Brasil após ter sido erradicada em 1994. Folha de S. Paulo, 05 out. 2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.

com.br/colunas/drauziovarella/2022/10/poliomielite-volta-a-ser-um-problema-no-brasil-apos-ter-sido-erradicada-em-1994.shtml> Acesso em: 08 out. 2022.

WILLIAMSON, J. The Political Economy of Policy Reform. Washington: Institute for International Economics, 1994.

Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Fargoni, E. H. E., Silva Júnior, J. dos R., & Catani, A. M. (2023). A ciência no contexto neoliberal brasileiro. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 1006–1028. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1393

Número

Sección

PARTE 2: Desdobramentos das políticas públicas neoliberais no campo da educação