Do Humanismo Crítico ao Neoliberalismo Pedagógico: caminhos de resistência

Autores

  • Maria Amélia do Rosário Santoro Franco Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
  • Guadalupe Corrêa Mota Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1394

Palavras-chave:

Dilthey, Freire, Neoliberalismo pedagógico, Pedagogia humanista

Resumo

A Pedagogia Humanista organiza-se como campo de conhecimento por grande influência de Dilthey e Freire, que se opõem à perspectiva de uma pedagogia normativa, prescritiva, moralista, que predominou nos séculos XIX/XX. Dilthey e Freire empenham-se na construção de uma teoria filosófica e pedagógica que se fundamentasse em valores e normas universais, com olhar voltado à fenomenologia da prática educativa, percebida em sua historicidade dialética, rompendo com as tradições pedagógicas essencialistas, mecanicistas e neutras como atributos de cientificidade. Assim, a Pedagogia Humanista pretendeu dar primazia à vida, à prática, ao cotidiano e suas contingências, entendida em sua dinâmica inerentemente dialética, em detrimento a uma perspectiva que moralizava e prescrevia a prática, portanto, fixista e determinista. Neste artigo, na forma de ensaio crítico, a partir de bibliografia de Dilthey, Freire e autores que estudam a temática da epistemologia da Pedagogia e da prática educativa, pretendemos ressaltar como essa proposta do humanismo pedagógico se estruturou no decorrer do século XX e quais as possibilidades dessa pedagogia, agora, no século XXI, em contraponto a todo avanço da lógica neoliberal que impôs à educação e suas práticas o primado do mercado e do lucro. Consideramos a pedagogia crítica humanista como forma de resistência aos avanços da racionalidade mercadológica sobre a educação, e apontamos para outros olhares a partir de outras epistemologias, além da tecno cientificista dominante no século XXI.

Biografia do Autor

Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

Professora da Universidade Católica de Santos, Centro de Ciências da Educação e Comunicação (CCEC), Programa de Pós-Graduação em Educação. Santos, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3867-5452 

Guadalupe Corrêa Mota, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

Professora da Universidade Católica de Santos, Centro de Ciências da Educação e Comunicação (CCEC), Programa de Pós-Graduação em Educação. Santos, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1333-1506 

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Franco, M. A. do R. S., & Corrêa Mota, G. (2023). Do Humanismo Crítico ao Neoliberalismo Pedagógico: caminhos de resistência. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 1029–1043. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1394

Edição

Seção

PARTE 2: Desdobramentos das políticas públicas neoliberais no campo da educação