Transtorno do espectro do autismo
formação docente e práticas inclusivas no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1434Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação Acadêmica, Transtorno do Espectro do AutismoResumo
O objetivo do artigo é apresentar o levantamento e análise do trabalho dos profissionais da educação sobre as concepções pedagógicas com relação à formação docente, o desenvolvimento profissional e o trabalho pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A metodologia teve a abordagem qualitativa com delineamento de Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada em uma unidade da Educação Básica em Santos/SP, com aplicação do questionário para 21 profissionais com atuação na educação. A partir dos resultados obtidos identificou-se a carência na formação acadêmica inicial dos docentes e equipe gestora para atuar com estudantes com TEA no ambiente escolar, resultando na busca de cursos de especializações para o aprimoramento profissional e intervenção pedagógica.
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