Transtorno do espectro do autismo
formação docente e práticas inclusivas no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1434Palabras clave:
Educação Inclusiva, Formação Acadêmica, Transtorno do Espectro do AutismoResumen
O objetivo do artigo é apresentar o levantamento e análise do trabalho dos profissionais da educação sobre as concepções pedagógicas com relação à formação docente, o desenvolvimento profissional e o trabalho pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A metodologia teve a abordagem qualitativa com delineamento de Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada em uma unidade da Educação Básica em Santos/SP, com aplicação do questionário para 21 profissionais com atuação na educação. A partir dos resultados obtidos identificou-se a carência na formação acadêmica inicial dos docentes e equipe gestora para atuar com estudantes com TEA no ambiente escolar, resultando na busca de cursos de especializações para o aprimoramento profissional e intervenção pedagógica.
Citas
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5). Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ASSUMPÇÃO JÚNIOR, Francisco Baptista. KUCZYNSKI, Evelyn. Autismo: conceito e diagnóstico. In: Autismo infantil: novas tendências e perspectivas. 2ª ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2015. p. 3-26.
AUTISMO e tecnologia: conexão que ajuda pessoas com TEA. Autismo em Dia, 2020. Disponível em: https://www.autismoemdia.com.br/blog/autismo-e-tecnologia-conexao-que-ajuda-pessoas-com-tea/. Acesso em: 28 jun. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BRASIL. LDB. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 jun. 2023.
BRASIL. MEC/SECADI. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 17 mar. 2022.
BRASIL. Decreto nº. 8.368, de 02 de dezembro de 2014. Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF, 3 dez. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/decreto/d8368.htm. Acesso em: 28 jun. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 28 jun. 2023.
CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 8ª ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2019.
FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. AMATO, Cibele Albuquerque de la Higuera. Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura. CoDAS, 2013; 25 (3): 289-296. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/codas/v25n3/16.pdf. Acesso em 28 junho 2023
GALVÃO FILHO, Teófilo A. MIRANDA, Theresinha Guimarães (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador. EDUFBA, 2012.
JESUS, Denise Meyrelles de. EFFGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Formação docente e práticas pedagógicas: conexões, possibilidades e tensões. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Edufba, 2012.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015. Coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. Inclusão Social. Brasília, DF, v.10 n.2, p.37-46, jan./jun. 2017. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4030. Acesso em: 27 set. 2020.
PÉREZ Gómez. A. I. Os processos de Ensino- Aprendizagem: Análise Didática das principais Teorias da aprendizagem In: Gimeno Sacristán J; Pérez Gómez A. I. Compreender e transformar o Ensino. 4ªedição. Artmed. Porto Alegre, 2007.
SANTOS, Neide Maria. Educação inclusiva : práticas pedagógicas colaborativas para estudantes com transtorno do espectro do autismo. Neide Maria Santos; orientadora Luana Carramillo Going. 2021.
SCHMIDT, Carlos (Org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas: Papirus Editora, 2009.
SCHWARTZMAN, José Salomão. ARAÚJO, Ceres Alves de. (Orgs.) Transtornos do espectro do autismo. São Paulo: Memnon, 2011.
TANNUS-VALADAO, Gabriela; MENDES, Enicéia Gonçalves. Inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, e230076, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100261&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 ago. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.