Transtorno do espectro do autismo

formação docente e práticas inclusivas no contexto escolar

Autores/as

  • Neide Maria Santos Universidade Católica de Santos
  • Luana Carramillo-Going Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1434

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Formação Acadêmica, Transtorno do Espectro do Autismo

Resumen

O objetivo do artigo é apresentar o levantamento e análise do trabalho dos profissionais da educação sobre as concepções pedagógicas com relação à formação docente, o desenvolvimento profissional e o trabalho pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A metodologia teve a abordagem qualitativa com delineamento de Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada em uma unidade da Educação Básica em Santos/SP, com aplicação do questionário para 21 profissionais com atuação na educação. A partir dos resultados obtidos identificou-se a carência na formação acadêmica inicial dos docentes e equipe gestora para atuar com estudantes com TEA no ambiente escolar, resultando na busca de cursos de especializações para o aprimoramento profissional e intervenção pedagógica.

Biografía del autor/a

Neide Maria Santos, Universidade Católica de Santos

Mestre em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, na Universidade Católica de Santos.neidemsantos2010@hotmail.com

Luana Carramillo-Going, Universidade Católica de Santos

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Coordenadora e Docente do Mestrado Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas e da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica e docente no curso de Psicologia na Universidade Católica de Santos. luanagoing@gmail.com

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Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Santos, N. M., & Carramillo-Going, L. (2023). Transtorno do espectro do autismo: formação docente e práticas inclusivas no contexto escolar. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(39), 595–613. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1434