Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica

os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA

Autores

  • Lilian Gomes da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Antonio Pereira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1452

Palavras-chave:

Socioambiental, EJA, Pesquisa de Intervenção Pedagógica, PROEJA

Resumo

Esse artigo analisa uma prática interventiva no ensino da problemática socioambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Município de Castro Alves, Bahia. A questão de investigação foi: que percepção de problemática socioambiental local e global têm os estudantes da EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia? E como a problemática socioambiental está inserida no currículo da EJA dessa Escola? Partindo da pesquisa de intervenção pedagógica baseada em Magda Damiani, desenvolveu-se oficinas pedagógicas envolvendo a relação homem e meio ambiente local e global, bem como analisou o currículo escrito da EJA e a percepção dos estudantes sobre a problemática socioambiental. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que os estudantes têm uma percepção ora realista ora crítica da relação homem e meio ambiente, principalmente na questão desenvolvimento e preservação da natureza. Quanto ao currículo escolar escrito, observou-se que a temática socioambiental é presente, no entanto, nem sempre trabalhado nas turmas de EJA, como evidenciou a ação interventiva nessa temática por meio de oficinas pedagógicas que potencializaram a aprendizagem crítica dos estudantes.

Biografia do Autor

Lilian Gomes da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Mestre em Educação de Jovens e Adultos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos/Mestrado Profissional (PPG-MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professora da Rede Estadual de Educação da Bahia, Município de Castro Alves, Ba. E-mail: lilianlua7@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-6318-2151

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica, Faculdade de Educação (FACED), Universidade Federal da Bahia (UFBA). Prof. e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPG-MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: antonyopereira@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6428-9454

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Silva, L. G. da, & Pereira, A. (2023). Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(37), 49–75. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1452