Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica
os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1452Palavras-chave:
Socioambiental, EJA, Pesquisa de Intervenção Pedagógica, PROEJAResumo
Esse artigo analisa uma prática interventiva no ensino da problemática socioambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Município de Castro Alves, Bahia. A questão de investigação foi: que percepção de problemática socioambiental local e global têm os estudantes da EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia? E como a problemática socioambiental está inserida no currículo da EJA dessa Escola? Partindo da pesquisa de intervenção pedagógica baseada em Magda Damiani, desenvolveu-se oficinas pedagógicas envolvendo a relação homem e meio ambiente local e global, bem como analisou o currículo escrito da EJA e a percepção dos estudantes sobre a problemática socioambiental. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que os estudantes têm uma percepção ora realista ora crítica da relação homem e meio ambiente, principalmente na questão desenvolvimento e preservação da natureza. Quanto ao currículo escolar escrito, observou-se que a temática socioambiental é presente, no entanto, nem sempre trabalhado nas turmas de EJA, como evidenciou a ação interventiva nessa temática por meio de oficinas pedagógicas que potencializaram a aprendizagem crítica dos estudantes.
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