Avaliação na perspectiva de docentes de matemática, egressos de um curso de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1477Palavras-chave:
Avaliação, Egressos, Licenciatura em MatemáticaResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa com seis professores de Matemática da Educação Básica, egressos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal. O objetivo é compreender suas concepções sobre avaliação a partir das experiências que tiverem como estudantes de Licenciatura, bem como qual a sua forma de avaliar na condição de docentes. De natureza qualitativa, é uma pesquisa narrativa, cuja recolha de informações foi por meio de entrevistas. O processo de análise fez emergir três eixos: as concepções sobre avaliação, a distância entre o discurso e a prática, e, sou licenciado: e agora?. Foi possível perceber que não há uma concepção única sobre o que é avaliação ou sobre como avaliar. Os egressos apresentaram preocupação quanto às exigências do sistema de ensino e quanto aos papéis do professor e do aluno no processo.
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