Avaliação na perspectiva de docentes de matemática, egressos de um curso de Licenciatura em Matemática

Autores

  • Deise Nivia Reisdoefer Instituto Federal Catarinense
  • Cintia Schneider Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1477

Palavras-chave:

Avaliação, Egressos, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa com seis professores de Matemática da Educação Básica, egressos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal. O objetivo é compreender suas concepções sobre avaliação a partir das experiências que tiverem como estudantes de Licenciatura, bem como qual a sua forma de avaliar na condição de docentes. De natureza qualitativa, é uma pesquisa narrativa, cuja recolha de informações foi por meio de entrevistas. O processo de análise fez emergir três eixos: as concepções sobre avaliação, a distância entre o discurso e a prática, e, sou licenciado: e agora?. Foi possível perceber que não há uma concepção única sobre o que é avaliação ou sobre como avaliar. Os egressos apresentaram preocupação quanto às exigências do sistema de ensino e quanto aos papéis do professor e do aluno no processo.

Biografia do Autor

Deise Nivia Reisdoefer, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação em Ciências e Matemática – Professora no Instituto Federal Catarinense. Coordena o curso de Especialização em Educação Matemática. dnreisdoefer@hotmail.com

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. cintia.schneider1995@gmail.com

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Reisdoefer, D. N., & Schneider, C. (2024). Avaliação na perspectiva de docentes de matemática, egressos de um curso de Licenciatura em Matemática. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 107–126. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1477