A omnilateralidade e a politecnia na educação profissional integrada ao Ensino Médio

Autores

  • Anderson Claytom Ferreira Brettas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Michele Fuzatto de Oliveira Terra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Paulo Terra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1508

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação integrada, Omnilateralidade, Politecnia, Lei nº 13.415/2017

Resumo

A história da Educação Profissional é complexa e composta por diversos elementos que levam a uma reflexão dialética acerca da realidade voltada para as relações de trabalho. O artigo pretende realizar uma análise do percurso histórico da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio (EPIEM) no Brasil, destacando os pontos de resistência e de opressão. O objetivo é promover uma reflexão acerca da Formação Integral, com vistas às relações entre Trabalho e Educação, e analisar as contribuições das concepções de omnilateralidade e politecnia para a superação da dualidade histórica existente no currículo educacional brasileiro. Ainda nos dias de hoje, este sistema encontra-se numa crise identitária, sendo a mais recente reforma do Ensino Médio, materializada na forma da Lei nº 13.415/2017, responsável pela nova fragmentação do currículo do Ensino Médio. Essa legislação consubstancia o conhecimento as lógicas de mercado e vem na contramão de um modelo de escolarização democrática proposta por diversos intelectuais ao longo da história. O estudo tem como aporte teórico obras de autores como Dante Moura (2007; 2013; 2021), Dermeval Saviani (2007; 2012; 2013), Karl Marx e Friedrich Engels (1998; 2011), Mario Manacorda (2010) e Marise Ramos (2008; 2017). Dessa forma, espera-se, com este trabalho, promover outras reflexões sobre a EPIEM, que é uma modalidade com potencial de proporcionar uma Formação Integral e plena aos estudantes, além de colaborar com os debates que buscam promover um ensino mais igualitário, laico, gratuito e de qualidade para todos.

Biografia do Autor

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor, Sociólogo e Historiador - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM. Email: andersonbrettas@iftm.edu.br.

Michele Fuzatto de Oliveira Terra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Professora de Química, Física e Matemática do Centro Estadual de Educação Paula Souza, CEETEPS. Email: michele.terra@etec.sp.gov.br.

Paulo Terra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Mestre em Alimentos pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Professor de Química e Física-Centro Estadual de Educação Paula Souza, CEETEPS. Email: paulo.terra2@etec.sp.gov.br.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Claytom Ferreira Brettas, A., Fuzatto de Oliveira Terra, M., & Henrique Terra, P. (2024). A omnilateralidade e a politecnia na educação profissional integrada ao Ensino Médio. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 54–67. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1508