A omnilateralidade e a politecnia na educação profissional integrada ao Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1508Palavras-chave:
Ensino Médio, Educação integrada, Omnilateralidade, Politecnia, Lei nº 13.415/2017Resumo
A história da Educação Profissional é complexa e composta por diversos elementos que levam a uma reflexão dialética acerca da realidade voltada para as relações de trabalho. O artigo pretende realizar uma análise do percurso histórico da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio (EPIEM) no Brasil, destacando os pontos de resistência e de opressão. O objetivo é promover uma reflexão acerca da Formação Integral, com vistas às relações entre Trabalho e Educação, e analisar as contribuições das concepções de omnilateralidade e politecnia para a superação da dualidade histórica existente no currículo educacional brasileiro. Ainda nos dias de hoje, este sistema encontra-se numa crise identitária, sendo a mais recente reforma do Ensino Médio, materializada na forma da Lei nº 13.415/2017, responsável pela nova fragmentação do currículo do Ensino Médio. Essa legislação consubstancia o conhecimento as lógicas de mercado e vem na contramão de um modelo de escolarização democrática proposta por diversos intelectuais ao longo da história. O estudo tem como aporte teórico obras de autores como Dante Moura (2007; 2013; 2021), Dermeval Saviani (2007; 2012; 2013), Karl Marx e Friedrich Engels (1998; 2011), Mario Manacorda (2010) e Marise Ramos (2008; 2017). Dessa forma, espera-se, com este trabalho, promover outras reflexões sobre a EPIEM, que é uma modalidade com potencial de proporcionar uma Formação Integral e plena aos estudantes, além de colaborar com os debates que buscam promover um ensino mais igualitário, laico, gratuito e de qualidade para todos.
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