O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva

Autores

  • Marcia Raika e Silva Lima Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1520

Palavras-chave:

Educação especial e inclusiva, Alunos público-alvo da educação especial, Ensino Médio

Resumo

As linhas teóricas deste estudo apresentam reflexões sobre as significações de uma professora sobre a escolarização de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no Ensino Médio. O objetivo consistiu em compreender o que revelam as significações constituídas por professor de Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva de alunos PAEE. É um estudo qualitativo, que apresenta como base teórico-metodológica a teoria histórico-cultural. Para a materialização deste trabalho, optamos pela base analítica dos dados coletados e registrados no estudo os Núcleos de Significação. Consideramos que as análises desvelaram que a professora de História, ao vivenciar o processo de escolarização de alunos PAEE diante do contexto da Educação Inclusiva, dá novas significações à sua atividade de docência, transformando seu pensar, sentir e agir.

Biografia do Autor

Marcia Raika e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora e Mestre em Educação/UFPI. Especialista em Educação Inclusiva e Especial com ênfase em Neurociência/ FARMAT. Professora adjunta da Universidade Estadual do Maranhão, campus Caxias-MA. Atua como Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede UNESP/UEMA Líder do grupo de estudos e pesquisas em educação especial e inclusiva-GEPEEI

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

e Silva Lima, M. R. (2023). O pensar, sentir e agir de uma professora do Ensino Médio sobre a Educação Inclusiva. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(39), 559–574. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1520