Mapeamento da pesquisa em Ensino de Física no Brasil

análise das teses e dissertações publicadas nos últimos 40 anos (1972-2012)

Autores

  • Alexandre Shigunov Neto IFSP Itapetininga
  • Dulce Maria Strieder Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1522

Palavras-chave:

ensino de Física, estado da arte, professores, trabalho docente.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das teses e dissertações em Ensino de Física defendidas no Brasil no período compreendido entre 1972 e 2012, com o objetivo de mapear e analisar os temas centrais tratados na área neste período. No levantamento de dados, realizado no Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas foram identificadas 625 dissertações e 99 teses que tratam especificamente da temática Ensino de Física. A partir da análise qualitativa no perfil estado da arte, as pesquisas foram divididas em seis categorias: Formação de Professores, Prática Docente, Processos de Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Políticas Públicas e Currículo e Revisão de Literatura. Destacamos que as categorias de maior incidência nas teses e dissertações defendidas no período pesquisado no Brasil foram Trabalho Docente, Formação de Professores e Processo de Ensino-Aprendizagem, oferecendo importantes indicativos sobre a consolidação do campo de Ensino de Física no país.

Biografia do Autor

Alexandre Shigunov Neto, IFSP Itapetininga

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Doutorado em Educação pela UNICAMP. Atualmente é coordenador de pesquisa, inovação e pós-graduação do Instituto Federal de São Paulo e administrador do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e Educação em Ciências, com ênfase em História da Educação, Formação de Professores, Estado da Arte e Ensino de Ciências

Dulce Maria Strieder, Unioeste

Doutora em Educação. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, com atuação na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE. E-mail: Dulce.Strieder@unioeste.br

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Shigunov Neto, A., & Strieder, D. M. (2024). Mapeamento da pesquisa em Ensino de Física no Brasil: análise das teses e dissertações publicadas nos últimos 40 anos (1972-2012). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(40), 68–85. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1522