PROFESSORES DE ARTE E OS ANOS INICIAIS DA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Formação de Professores, Trajetória profissional, História de vida, Ensino de ArteResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa que investigou os sentimentos e emoções de professores de Arte que atuam na rede pública paulista de ensino no ingresso e nos primeiros anos como profissional na docência. Na abordagem qualitativa de pesquisa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, que buscou desvelar os dados mais significativos na trajetória pessoal e profissional dos professores no início da carreira, seus sentimentos, emoções, dilemas e descobertas. De acordo com o relato de oito docentes, constatou-se que esta etapa inicial do desenvolvimento profissional foi marcada por sentimentos de insegurança, insatisfação e desencanto frente à realidade da escola pública, seus agentes, as condições de trabalho, as relações com seus pares e com os alunos, entre outros aspectos. Porém, os professores demonstraram uma capacidade de superação frente aos impasses e desafios que enfrentaram na etapa inicial da carreira, o que influenciou em sua maneira de conceber a profissão e o ensino de Arte na rede pública de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.