PROFESSORES DE ARTE E OS ANOS INICIAIS DA DOCÊNCIA

Auteurs-es

  • Francisco Carlos Franco Universidade Braz Cubas

Mots-clés :

Formação de Professores, Trajetória profissional, História de vida, Ensino de Arte

Résumé

Este artigo é parte de uma pesquisa que investigou os sentimentos e emoções de professores de Arte que atuam na rede pública paulista de ensino no ingresso e nos primeiros anos como profissional na docência. Na abordagem qualitativa de pesquisa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, que buscou desvelar os dados mais significativos na trajetória pessoal e profissional dos professores no início da carreira, seus sentimentos, emoções, dilemas e descobertas. De acordo com o relato de oito docentes, constatou-se que esta etapa inicial do desenvolvimento profissional foi marcada por sentimentos de insegurança, insatisfação e desencanto frente à realidade da escola pública, seus agentes, as condições de trabalho, as relações com seus pares e com os alunos, entre outros aspectos. Porém, os professores demonstraram uma capacidade de superação frente aos impasses e desafios que enfrentaram na etapa inicial da carreira, o que influenciou em sua maneira de conceber a profissão e o ensino de Arte na rede pública de ensino.

Biographie de l'auteur-e

Francisco Carlos Franco, Universidade Braz Cubas

Prof. Dr. Francisco Carlos Franco

Doutor em Educação: Psicologia da Educação – PUC São Paulo, Professor do Programa de Mestrado em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação - Universidade Braz Cubas – Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil. Email: fran.franco@bol.com.br

Téléchargements

Publié-e

2012-11-09

Comment citer

Franco, F. C. (2012). PROFESSORES DE ARTE E OS ANOS INICIAIS DA DOCÊNCIA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(7), 44–61. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/158