Representações Sociais e Estética na Metodologia de Pesquisa “Colcha de Retalhos”:

o lugar das narrativas (auto) biográficas pictográficas no paradigma singular-plural

Autores

  • Margaréte May Berkenbrock-Rosito Universidade Cidade São Paulo
  • Maria Thais Fernandes Prefeitura Municipal de Educação de São Paulo
  • Alexandre Ferreira da Silva Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1591

Palavras-chave:

Experiência Estética, Teoria das Representações Sociais, Colcha de Retalhos, Narrativa (Auto) Biográfica, Semiótica

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o sentido de estética da metodologia de pesquisa e formação “Colcha de Retalhos”, através das narrativas (auto)biográficas produzidas em suas dimensões escrita, oral e pictográfica. Para o estudo em análise, elege-se a narrativa (auto)biográfica pictográfica dos participantes para apreender elementos das dimensões estéticas e de representações sociais presentes, ao analisar, sob o enfoque hermenêutico de Gadamer (2000), imagens de 46 narrativas autobiográficas pictográficas de alunos do Curso de Pedagogia e 14 de alunos do Mestrado em Educação. As pictografias evocam emoções e geram um denominador comum de representação da estética de imagens, das escolhas e tomadas de decisão, influenciando a formação inicial de professores no Curso de Pedagogia e de pesquisadores no Mestrado em Educação.   

Biografia do Autor

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Universidade Cidade São Paulo

 Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa; Mestrado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Especialização em Alfabetização pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduação em Pedagogia pela UFSC. Atualmente, é pesquisadora e professora do PPGE Mestrado e Doutorado em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais e editora da Revista @mbienteeducação, Qualis Capes A2, na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Atuou também como pesquisadora e professora no Mestrado e Doutorado em Bioética, no Centro Universitário São Camilo. É pesquisadora associada ao CIERS-ed/FCC. Desenvolve como pesquisadora o projeto cadastrado no CNPq Educação Estética, Formação e Narrativas Autobiográficas. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9010-1101. E-mail: margaretemay@uol.com.br

Maria Thais Fernandes, Prefeitura Municipal de Educação de São Paulo

Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduação em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1998), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2008), Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2010). Atualmente, é coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo. Pesquisa temas sobre Narrativas Autobiográficas, Educação Estética e Semiótica. ORCID: https://orcid.org/0009-008-9965-662X. E-mail: mariathaisprof@gmail.com.

Alexandre Ferreira da Silva , Universidade Cruzeiro do Sul

 Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano (2011), em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (2015), em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (2017), e, atualmente, é licenciando do último ano em Filosofia. Especialista em Educação Musical. Faculdade Paulista de Artes, FPA, Brasil (2012); Educação a Distância: Planejamento Implantação e Gestão. Centro Universitário Claretiano, CEUCLAR (2016); Ensino de Artes Visuais. Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF (2019); e Aprendizagem, Ensino e Tecnologia. Faculdade CENSUPEG (2021). Atua como docente e coordenador de cursos na modalidade de educação a distância na área de Licenciaturas e Tecnológicos, como Artes Visuais, Design's, Fotografia e Produção Cultural e como Coordenador do Programa de Iniciação à Docência PIBID – CAPES, com parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7369-6844. E-mail: alefsilva7@gmail.com.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

May Berkenbrock-Rosito, M., Fernandes, M. T., & Ferreira da Silva , A. (2024). Representações Sociais e Estética na Metodologia de Pesquisa “Colcha de Retalhos”: : o lugar das narrativas (auto) biográficas pictográficas no paradigma singular-plural. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 259–282. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1591