Identidades de Professores na Escola do século XXI:
novas demandas e desafios à formação
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1599Palavras-chave:
Identidade Profissional, Formação Docente, Escola do Século XXIResumo
Em pesquisa que acabamos de concluir, que investigou qual a escola para o século XXI, evidenciou-se uma diversidade de demandas e desafios a serem enfrentados pelos docentes rumo a um ensino de melhor qualidade. Em relação a quais seriam as finalidades educativas da escola do Século XXI, o ensino de conhecimentos escolarizados e a formação integral do sujeito aparecem como desafios. Sobre a formação docente o que emerge é a necessidade de superar a fragmentação observada pelos participantes nas ações formativas. Os temas que emergem como mais desafiadores são a desigualdade social, a dificuldade de aprendizagem e as manifestações emocionais. Problematizar a identidade docente na relação com essas demandas é o que se propõe neste artigo, visando contribuir para o avanço das práticas e políticas voltadas ao ensino e à formação docente.
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