Identidades de Professores na Escola do século XXI:

novas demandas e desafios à formação

Autores/as

  • Vera Maria Nigro de Souza Placco PUC-SP
  • Vera Lucia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1599

Palabras clave:

Identidade Profissional, Formação Docente, Escola do Século XXI

Resumen

Em pesquisa que acabamos de concluir, que investigou qual a escola para o século XXI, evidenciou-se uma diversidade de demandas e desafios a serem enfrentados pelos docentes rumo a um ensino de melhor qualidade. Em relação a quais seriam as finalidades educativas da escola do Século XXI, o ensino de conhecimentos escolarizados e a formação integral do sujeito aparecem como desafios. Sobre a formação docente o que emerge é a necessidade de superar a fragmentação observada pelos participantes nas ações formativas. Os temas que emergem como mais desafiadores são a desigualdade social, a dificuldade de aprendizagem e as manifestações emocionais. Problematizar a identidade docente na relação com essas demandas é o que se propõe neste artigo, visando contribuir para o avanço das práticas e políticas voltadas ao ensino e à formação docente. 

Biografía del autor/a

Vera Maria Nigro de Souza Placco, PUC-SP

 Pesquisadora e docente dos programas de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação e Formação de Formadores, ambos da PUC-SP. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId). Cursou Pedagogia e Orientação Educacional na USP, mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação, na PUC-SP e pós-doutorado em Psicologia Social, na École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9515-2370. E-mail: veraplacco7@gmail.com.

Vera Lucia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação, na PUC-SP. Membro do GT de Psicologia Escolar/Educacional da ANPEPP, e coordenadora do Grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED. É cocoordenadora do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId).  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2062-0680. E-mail: vera.trevisan@uol.com.br.

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Publicado

2024-11-30

Cómo citar

Nigro de Souza Placco, V. M., & Trevisan de Souza, V. L. (2024). Identidades de Professores na Escola do século XXI: : novas demandas e desafios à formação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 300–312. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1599