Freire e a formação dialógica-crítica do sujeito leitor literário
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1624Palavras-chave:
formação do leitor literário, leitura dialógica-crítica, FreireResumo
A leitura, sendo uma atividade humana, é constituída de relações sociais carregadas de materialidade histórica e de contradições. Na escola, ela incorpora valores desde que tenha sentido para o leitor. Este artigo tem como base a prática do professor na formação do leitor literário, discutindo, à luz de princípios teóricos da educação em Paulo Freire e na literatura em Paul Zumthor, implicações metodológicas relevantes para a capacitação discente diante da importância do ato de ler. Trata-se de uma reflexão sobre a relação entre a leitura e a vivência dos alunos. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, envolvendo levantamento bibliográfico e relato de experiência. O objetivo do estudo é identificar como a leitura de texto literário contribui com a leitura de mundo por parte do educando. Concluiu-se que há, no ensino básico, necessidade de uma leitura dialógico-crítica que desenvolva um trabalho de formação do leitor literário, crítico e reflexivo na escola.
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