Freire e a formação dialógica-crítica do sujeito leitor literário

Autores

  • Bruno Pereira dos Santos Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba - SP
  • Antonio Fernando Gouvêa da Silva Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1624

Palavras-chave:

formação do leitor literário, leitura dialógica-crítica, Freire

Resumo

A leitura, sendo uma atividade humana, é constituída de relações sociais carregadas de materialidade histórica e de contradições. Na escola, ela incorpora valores desde que tenha sentido para o leitor. Este artigo tem como base a prática do professor na formação do leitor literário, discutindo, à luz de princípios teóricos da educação em Paulo Freire e na literatura em Paul Zumthor, implicações metodológicas relevantes para a capacitação discente diante da importância do ato de ler. Trata-se de uma reflexão sobre a relação entre a leitura e a vivência dos alunos. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, envolvendo levantamento bibliográfico e relato de experiência. O objetivo do estudo é identificar como a leitura de texto literário contribui com a leitura de mundo por parte do educando. Concluiu-se que há, no ensino básico, necessidade de uma leitura dialógico-crítica que desenvolva um trabalho de formação do leitor literário, crítico e reflexivo na escola.

Biografia do Autor

Bruno Pereira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba - SP

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba - SP.  Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). https://orcid.org/0009-0004-9554-7830

Antonio Fernando Gouvêa da Silva, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004).  Professor de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. https://orcid.org/0000-0002-8915-9952

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia et al. (Org.). Leitura de literatura na escola. 1. reimp. São Paulo: Parábola, 2013. p. 67-97.

DIAS, Vanda Amaro. Construtivismo crítico: um novo olhar sobre o espaço pós-soviético e a crise na Ucrânia. E-cadernos CES [Online], Disponível em: http://journals.openedition.org/eces/1601; DOI: 10.4000/eces.1601. Acesso em: 15 mar. 2024.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 70 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

JOUVE, Vincent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, Annie et al (Org.). In: Leitura subjetiva e ensino de literatura. Trad. Amaury C. Moraes. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 1993.

MARTINS, Marcos Francisco. Marx e Engels: apontamentos sobre educação. Comunicações Piracicaba. v. 24 n. 2 p. 247-266, maio-ago. 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasunimep/index.php/comunicaces/article/view/2869/195. Acesso em: 04 jul. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas 2003.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Ensaios 45. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Editora Ática, 1978.

SANTOS, Bruno Pereira dos. A performance da voz e a formação do leitor literário a partir da antologia poética de Drummond. Dissertação de Mestrado. Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil, 2017. 67p.

TINOCO, Robson Coelho. Percepção do mundo na sala de aula: Leitura e literatura In: DALVI, Maria Amélia et al. (Org.). Leitura de literatura na escola. 1. reimp. São Paulo: Parábola, 2013. p. 135-151.

VIANA, Rosemary de Abreu. A leitura e a escrita na sala de aula: práticas sociais. Revista Docentes, 2017. Disponível em: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br. Acesso em: 19 jan. 2023.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich, São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Pereira dos Santos, B., & Fernando Gouvêa da Silva, A. (2024). Freire e a formação dialógica-crítica do sujeito leitor literário. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(41), 9–26. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1624