Conectividade e aprendizagem

a experiência dos estudantes do Ensino Médio no ensino remoto

Autores

  • Ana Lucia Muniz Baptista Uchoa Universidade Estácio de Sá
  • Patricia Ortiz Monteiro Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1681

Palavras-chave:

Alunos, Ensino Remoto, Ensino Médio, Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a conectividade e as experiências no processo educativo dos estudantes do Ensino Médio durante a pandemia do Covid-19. Para isso, foram realizados questionários e desenhos com alunos de Ensino Médio, das redes pública e particular, que compartilharam suas vivências nesse período. A análise de conteúdo do material coletado revelou que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se tornaram ferramentas essenciais que possibilitaram a comunicação remota. Conclui-se que as TDIC promoveram a continuidade do processo educativo, sendo valorizadas como recurso pedagógico inovador.

Biografia do Autor

Ana Lucia Muniz Baptista Uchoa, Universidade Estácio de Sá

analucia.mbuchoa@gmail.com. Doutoranda e mestre em Educação na Universidade Estácio de Sá. https://orcid.org/0000-0001-6793-3997.

Patricia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté

patricia.ortiz@unitau.br. Professora dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu de Desenvolvimento Humano e de Educação da Universidade de Taubaté-SP, e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá. Orcid: 0000-0002-2944-9050.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Ana Lucia Muniz Baptista Uchoa, & Monteiro, P. O. (2024). Conectividade e aprendizagem: a experiência dos estudantes do Ensino Médio no ensino remoto. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 130–150. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1681