Processo de avaliação de cursos superiores do Brasil

o que pensam os professores de cursos presenciais e a distância de duas universidades públicas?

Autores

  • Alessandro Luiz de Oliveira Universidade de Taubaté
  • Patricia Ortiz Monteiro Universidade de Taubaté
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1415

Palavras-chave:

Ensino Superior, Avaliação da Graduação, Indicadores de Qualidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer o que pensam os professores de duas instituições públicas, uma federal e outra municipal, ambas brasileiras, acerca do processo de avaliação dos cursos de graduação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), por meio dos indicadores de qualidade do ensino superior presencial e a distância. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Observou-se que conhecer o pensamento dos professores acerca do processo de avaliação de cursos de graduação traz à tona elementos que podem ser utilizados para a idealização e a implementação de estratégias e políticas voltadas para um melhor aproveitamento das avaliações e da regulação dos cursos superiores no Brasil.

Biografia do Autor

Alessandro Luiz de Oliveira, Universidade de Taubaté

Mestre em Educação, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Taubaté. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de São Paulo - Campus Jacareí-SP.

Patricia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências Ambientais (UNITAU). Profa. vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. patricia.ortiz@unitau.br

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade de Taubaté

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. suzana.lsribeiro@unitau.br

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Oliveira, A. L. de, Monteiro, P. O., & Lopes Salgado Ribeiro, S. (2023). Processo de avaliação de cursos superiores do Brasil: o que pensam os professores de cursos presenciais e a distância de duas universidades públicas?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(37), 137–160. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1415