Proceso de evaluación de cursos de educación superior en Brasil
¿qué piensan profesores de cursos presenciales ya distancia en dos universidades públicas?
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1415Palabras clave:
Educación Superior, Evaluación de graduación, Indicadores de CalidadResumen
Este artículo tiene como objetivo conocer lo que piensan los profesores de dos instituciones públicas, una federal y otra municipal, ambas de Brasil, sobre el proceso de evaluación de cursos de graduación realizado por el Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (Inep) de la Ministerio de Educación (MEC), a través de los indicadores de calidad de la educación superior presencial ya distancia. Esta investigación se caracteriza por ser exploratoria y descriptiva, con un enfoque cualitativo y cuantitativo. Se observó que conocer el pensamiento de los profesores sobre el proceso de evaluación de los cursos de graduación trae a la luz elementos que pueden ser utilizados para la idealización e implementación de estrategias y políticas dirigidas a un mejor uso de las evaluaciones y la regulación de los cursos de educación superior en Brasil.
Citas
BRASIL, Ministério da Educação. Uma nova política para a Educação Superior brasileira. Relatório da Comissão Nacional de Reformulação da Educação Superior. Brasília, DF: MEC, 1985.
BRASIL. Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de Educação Superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/decreton57731.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de Educação Superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm. Acesso em: 26 maio 2023.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 26 maio 2023.
BRASIL. Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1995. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9131.htm. Acesso em: 26 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 19, de 13 de dezembro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP referentes à avaliação de instituições de Educação Superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes. Brasília, DF: MEC, 2017b. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2017/12/PORTARIA-NORMATIVA-MEC-N-19-DE-13-DE-DEZEMBRO-DE-2017.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
BONAFINI, F.C. Estatística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
CHAMON, E. M. Q. O. A formação continuada e o processo de socialização profissional de professores. In: Congresso Brasileiro de Sociologia, 11., 01 a 05 set. 2003, Campinas. Anais [...] Campinas: Unicamp, 2003. p. 1-29.
CUNHA, L. A. Nova reforma do Ensino Superior: a lógica destruída. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p. 20-49, jul. 1997.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da Educação Superior brasileira (1995-2009): do Provão ao Sinaes. Avaliação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010.
GOUVEIA, B. A. et al. Trajetória da avaliação da Educação Superior no Brasil: singularidades e contradições (1983 - 2004). Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 16, n. 31, jan./jun. 2005. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1224/1224.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): bases para uma nova proposta de avaliação da Educação Superior brasileira. Brasília: INEP, 2003.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Nota Técnica nº 786/2013. Assunto: Sistematiza parâmetros e procedimentos para renovação de reconhecimento de cursos, tomando como referência os resultados do ciclo avaliativo 2012, divulgado por meio do Conceito Preliminar de Curso – CPC 2012. Brasília: INEP, 2013.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES: instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância – Reconhecimento, Renovação de reconhecimento. Brasília, DF: INEP, 2017a. Disponível em: https://goo.gl/Z8QUhw. Acesso em: 26 maio 2023.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Nota Técnica nº 16/2017/CGACGIES/DAES. Brasília: INEP, 2017b. Assunto: novos instrumentos de avaliação externa: instrumento de avaliação institucional externa – presencial e a distância (IAIE); instrumento de avaliação de cursos de graduação – presencial e a distância (IACG).
LACERDA, L. L. V.; FERRI, C.; DUARTE, B. K. C. Sinaes: avaliação, accountability e desempenho. Avaliação, Campinas, v. 21, n. 3, p. 975-992, 2016.
ROTHEN, J. C.; SANTANA, A. C. M; BORGES, R. M. As armadilhas do discurso sobre a avaliação da Educação Superior. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1429-1450, out./dez. 2018.
ZAINKO, M. A. S. Avaliação da Educação Superior: processo de construção histórica. Avaliação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 827-831, nov. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.