Pesquisa Qualitativa em Educação e o uso de entrevistas semiestruturadas

Autores

  • Andressa Lima da Silva Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Porto Velho http://orcid.org/0000-0001-8253-9867
  • Professor Doutor Josemir Almeida Barros Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1698

Palavras-chave:

Narrativas, História Oral., Entrevista semiestruturada

Resumo

O referido artigo tem como objetivo identificar e analisar o uso de Entrevistas Semiestruturadas na Pesquisa Qualitativa em Educação, os limites e possibilidades na elaboração e aplicação de roteiros de Entrevistas Semiestruturadas. Entre os questionamentos destacam-se: quais as principais características das entrevistas semiestruturada aplicadas à Educação? Quais os desafios e possibilidades encontradas por pesquisadores na elaboração de roteiros e aplicações de Entrevistas Semiestruturadas em pesquisas qualitativas? Os procedimentos metodológicos contaram com fontes bibliográficas para melhor compreensão de conceitos, características e etapas da Entrevista Semiestruturada, que constitui técnica metodológica de grande alcance, e pode ser congregada com a observação direta e notas de campo. A coleta de narrativas orais é relevante e contribui para historiar a educação em períodos ou lugares em que havia ou há sobretudo fontes oficiais, ou seja, documentos escritos emitidos pelo poder público. Deste modo, as narrativas podem apresentar parte de uma história que foi renegada oficialmente, mas que compõem parte das memórias sobre instalação e funcionamento de escolas rurais no contexto amazônico de Rondônia.

Biografia do Autor

Andressa Lima da Silva, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Porto Velho

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEE/Prof/UNIR). Professora EBTT do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ariquemes. Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância - EDUCA.

Professor Doutor Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação, Pedagogo e Historiador. Professor, Pesquisador e Extensionista da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) e Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE), Campus Porto Velho, Rondônia, Brasil. Coordenador do PPGEEProf. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA). Vice Presidente da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e América Latina (RECONAL-Edu). Membro da Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER - México). Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2687-6575.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/3625890466420467. E-mails: josemirbh@gmail.com e josemir.barros@unir.br

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Lima da Silva, A., & Almeida Barros, J. (2024). Pesquisa Qualitativa em Educação e o uso de entrevistas semiestruturadas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 170–191. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1698