Pesquisa Qualitativa em Educação e o uso de entrevistas semiestruturadas
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1698Palavras-chave:
Narrativas, História Oral., Entrevista semiestruturadaResumo
O referido artigo tem como objetivo identificar e analisar o uso de Entrevistas Semiestruturadas na Pesquisa Qualitativa em Educação, os limites e possibilidades na elaboração e aplicação de roteiros de Entrevistas Semiestruturadas. Entre os questionamentos destacam-se: quais as principais características das entrevistas semiestruturada aplicadas à Educação? Quais os desafios e possibilidades encontradas por pesquisadores na elaboração de roteiros e aplicações de Entrevistas Semiestruturadas em pesquisas qualitativas? Os procedimentos metodológicos contaram com fontes bibliográficas para melhor compreensão de conceitos, características e etapas da Entrevista Semiestruturada, que constitui técnica metodológica de grande alcance, e pode ser congregada com a observação direta e notas de campo. A coleta de narrativas orais é relevante e contribui para historiar a educação em períodos ou lugares em que havia ou há sobretudo fontes oficiais, ou seja, documentos escritos emitidos pelo poder público. Deste modo, as narrativas podem apresentar parte de uma história que foi renegada oficialmente, mas que compõem parte das memórias sobre instalação e funcionamento de escolas rurais no contexto amazônico de Rondônia.
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