Escritas de um tempo que atravessa
provocações desenhadas por Pedagogos em formação
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1703Palavras-chave:
Formação docente, Pedagogia, Pesquisa (Auto)biográfica, Narrativas de formação.Resumo
Com o objetivo de problematizar os atravessamentos na temporalidade (Delory-Momberger, 2012) da constituição de pedagogos que se entrelaçam no interior da profissão enquanto itinerância de anúncios autorais (Freire, 1999), desenhamos o presente texto conjugando palavras que carregam o tempo docente no movimento de vida-formação e que nos convidam a pousar e reconhecer, de modo atento, os itinerários vividos na multiplicidade existencial com os encontros forjados na ambiência escolar, nos percursos e trajetos que ressoam no dia a dia da profissão. Para este intento, demarcamos o trilhar metodológico na pesquisa-formação (Josso, 2004) em diálogo com a perspectiva (auto)biográfica em educação (Passeggi e Souza, 2017) por meio das narrativas de formação. Organizamos as análises das narrativas no processo de tematização (Fontoura, 2011) no sentido de conjugar identidade docente e subjetividade para produzir levantes diante do contexto de esvaziamento da docência em sua inteireza. Concluímos que a temporalidade de vida-formação docente evoca a gestação de sentidos quando o percurso pedagógico é problematizado na direção de (cria)ação e autoria de conhecimentos e saberes cotidianos. Um saber prenhe de sentidos ambientado com a escola e na afirmação sócio-histórica da profissão, numa relação de viver e narrar para enredar e construir um tempo de aprender singular e coletivo justo socialmente.
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