Escritas de um tempo que atravessa

provocações desenhadas por Pedagogos em formação

Autores

  • Sandro Tiago da Silva Figueira Universidade Federal Fluminense
  • Elisângela Gomes Martins Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Flávia Gomes Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1703

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogia, Pesquisa (Auto)biográfica, Narrativas de formação.

Resumo

Com o objetivo de problematizar os atravessamentos na temporalidade (Delory-Momberger, 2012) da constituição de pedagogos que se entrelaçam no interior da profissão enquanto itinerância de anúncios autorais (Freire, 1999), desenhamos o presente texto conjugando palavras que carregam o tempo docente no movimento de vida-formação e que nos convidam a pousar e reconhecer, de modo atento, os itinerários vividos na multiplicidade existencial com os encontros forjados na ambiência escolar, nos percursos e trajetos que ressoam no dia a dia da profissão. Para este intento, demarcamos o trilhar metodológico na pesquisa-formação (Josso, 2004) em diálogo com a perspectiva (auto)biográfica em educação (Passeggi e Souza, 2017) por meio das narrativas de formação. Organizamos as análises das narrativas no processo de tematização (Fontoura, 2011) no sentido de conjugar identidade docente e subjetividade para produzir levantes diante do contexto de esvaziamento da docência em sua inteireza. Concluímos que a temporalidade de vida-formação docente evoca a gestação de sentidos quando o percurso pedagógico é problematizado na direção de (cria)ação e autoria de conhecimentos e saberes cotidianos. Um saber prenhe de sentidos ambientado com a escola e na afirmação sócio-histórica da profissão, numa relação de viver e narrar para enredar e construir um tempo de aprender singular e coletivo justo socialmente.

Biografia do Autor

Sandro Tiago da Silva Figueira, Universidade Federal Fluminense

figueiras.tiago@gmail.com. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF/INFES). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Vivências Didáticas Autorais - ViDA (CNPq). Doutor em Ciências (FIOCRUZ, 2017. https://orcid.org/0000-0001-5351-0782.

Elisângela Gomes Martins Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

elisangela.educ@gmail.com. Mestranda em Educação (FFP/UERJ). Supervisora Educacional da Rede Municipal de Ensino de Araruama/RJ. Inspetora Escolar da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia/RJ. https://orcid.org/0000-0003-2960-3350.

Flávia Gomes Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

flaviagmoura@yahoo.com.br. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói. Sou https://orcid.org/0009-0009-8002-868X.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

da Silva Figueira, S. T., Gomes Martins Pinto, E., & Flávia Gomes Moura, F. (2024). Escritas de um tempo que atravessa: provocações desenhadas por Pedagogos em formação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 192–211. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1703