Curricularização da Extensão

impactos e desafios no contexto acadêmico a partir de um relato de experiência na disciplina de Libras da UFABC

Autores

Palavras-chave:

Disciplina de Libras, extensão, curricularização, Ensino da segunda língua, materiais didáticos

Resumo

O presente estudo, fundamentado na abordagem da Pesquisa-ação e estruturado como relato de experiência, teve como objetivo apresentar e analisar a disciplina de Libras, caracterizada por seu viés extensionista e realizada de forma colaborativa por três docentes da UFABC, a partir da curricularização da Extensão na mesma. Parte-se da problemática de lidar com os conteúdos teóricos e práticos da Libras nesta disciplina, desafio já evidenciado na literatura da área e, simultaneamente, integrar Ensino, Pesquisa e Extensão. A disciplina envolveu a realização de diversas atividades, como eventos, palestras, oficinas e produção de materiais didáticos, sendo os dados coletados analisados qualitativamente. Os resultados indicaram um impacto significativo na formação crítica dos estudantes e no fortalecimento do vínculo com a comunidade acadêmica e externa, apesar dos desafios estruturais enfrentados.

Biografia do Autor

Dra. Kate Mamhy Oliveira Kumada, UFABC

Docente da Universidade Federal do ABC. kate.kumada@ufabc.edu.br

Dr. Luiz Renato Martins da Rocha, USP

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. luizrenato@usp.br

Dra. Leliane Aparecida Castro Rocha, Universidade Federal do ABC

Docente da Universidade Federal do ABC. leliane.rocha@ufabc.edu.br

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Publicado

2025-06-04

Como Citar

Kumada, K. M. O., Rocha, L. R. M. da, & Rocha, L. A. C. (2025). Curricularização da Extensão: impactos e desafios no contexto acadêmico a partir de um relato de experiência na disciplina de Libras da UFABC. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(44), 132–149. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1724