Curricularização da Extensão
impactos e desafios no contexto acadêmico a partir de um relato de experiência na disciplina de Libras da UFABC
Palavras-chave:
Disciplina de Libras, extensão, curricularização, Ensino da segunda língua, materiais didáticosResumo
O presente estudo, fundamentado na abordagem da Pesquisa-ação e estruturado como relato de experiência, teve como objetivo apresentar e analisar a disciplina de Libras, caracterizada por seu viés extensionista e realizada de forma colaborativa por três docentes da UFABC, a partir da curricularização da Extensão na mesma. Parte-se da problemática de lidar com os conteúdos teóricos e práticos da Libras nesta disciplina, desafio já evidenciado na literatura da área e, simultaneamente, integrar Ensino, Pesquisa e Extensão. A disciplina envolveu a realização de diversas atividades, como eventos, palestras, oficinas e produção de materiais didáticos, sendo os dados coletados analisados qualitativamente. Os resultados indicaram um impacto significativo na formação crítica dos estudantes e no fortalecimento do vínculo com a comunidade acadêmica e externa, apesar dos desafios estruturais enfrentados.
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