A angústia como processo de mobilização de uma estudante do ensino médio
Palavras-chave:
Ensino Médio, Mobilização, Narrativas, Relação com o SaberResumo
O artigo tem o objetivo de analisar as implicações da angústia e do desejo de estudante como mola propulsora de sua mobilização para concluir o Ensino Médio. Diante da falta de professores para a conclusão do Ensino Médio, e do seu possível desejo de entrada na educação superior, chegou à questão de pesquisa: Existe contribuição da angústia para a mobilização de uma pessoa no contexto escolar-educacional? Debruçamos dentro de uma pesquisa qualitativa de método cartográfico, tendo como instrumento de produção de dados narrativas da estudante participante. A pesquisa tem pauta em noções da Relação com o Saber e em traços da psicanálise lacaniana. Conclui-se que desejo e angústia são mobilizadores sem os quais o dilema estudante não seria solucionado diante da sua expectativa de terminar o Ensino Médio e adentrar na universidade no curso de graduação em Medicina.
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