A angústia como processo de mobilização de uma estudante do ensino médio

Autores

  • Eanes dos Santos Correia Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Willdson Robson Silva do Nascimento Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Ensino Médio, Mobilização, Narrativas, Relação com o Saber

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar as implicações da angústia e do desejo de estudante como mola propulsora de sua mobilização para concluir o Ensino Médio. Diante da falta de professores para a conclusão do Ensino Médio, e do seu possível desejo de entrada na educação superior, chegou à questão de pesquisa: Existe contribuição da angústia para a mobilização de uma pessoa no contexto escolar-educacional? Debruçamos dentro de uma pesquisa qualitativa de método cartográfico, tendo como instrumento de produção de dados narrativas da estudante participante. A pesquisa tem pauta em noções da Relação com o Saber e em traços da psicanálise lacaniana. Conclui-se que desejo e angústia são mobilizadores sem os quais o dilema estudante não seria solucionado diante da sua expectativa de terminar o Ensino Médio e adentrar na universidade no curso de graduação em Medicina.

Biografia do Autor

Eanes dos Santos Correia, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Licenciado em Pedagogia, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Campus Pinheiro. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Cultura e Contemporaneidade - EDUCULT/UEMA/CNPq e Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS/CNPq. - eanescorreia1@gmail.com

Willdson Robson Silva do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Bauru. Professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe Campus Itabaiana. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar- ENCINE/UNESP/CNPq. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS/CNPq.  - willdsonrobson@academico.ufs.br

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Publicado

2025-06-04

Como Citar

Correia, E. dos S., & Nascimento, W. R. S. do. (2025). A angústia como processo de mobilização de uma estudante do ensino médio. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(44), 37–49. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1748