A presença das metodologias ativas nas áreas do conhecimento do CNPq
uma revisão das produções das áreas
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Áreas do conhecimento do CNPq, Revisão sistemática de literaturaResumo
As metodologias ativas (MA) têm se destacado nos últimos anos como uma alternativa no ensino e aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento. Nesta pesquisa foram analisados 3500 trabalhos publicados no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com o objetivo de identificar as cinco áreas do conhecimento do CNPq que mais utilizaram as MA no último decênio. Os resultados mostram que a aprendizagem baseada em problemas foi a MA mais utilizada nas áreas das Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra. Já a sala de aula invertida foi a MA que esteve mais presente nas publicações das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Linguística, Letras e Artes. A pesquisa também revelou que diversos trabalhos envolvendo as MA avaliaram sua efetividade nos processos de ensino e aprendizagem, bem como evidenciou um número expressivo de MA sendo utilizadas nas áreas do conhecimento do CNPq.
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