A Corte e as Províncias
conflito de competência na criação das Cadeiras Públicas de Francês no Império do Brasil (1827-1837
Palavras-chave:
Ensino de Línguas, História da Educação, Língua FrancesaResumo
Este artigo analisa o processo de criação das Cadeiras Públicas de Francês no Império do Brasil, decorrentes da institucionalização dos cursos jurídicos em Olinda e São Paulo, em 1827, que passaram a exigir, como requisito de entrada, o conhecimento da língua francesa. Seu objetivo é explicitar o modo como sua implantação esteve relacionada a um conflito de competência legislativa entre os presidentes de província e o governo central, bem como as razões pelas quais o seu ensino esteve atrelado a finalidades instrumentais relacionadas à leitura e tradução de obras e autores franceses, de 1827 a 1837, quando foi institucionalizada a Instrução Secundária no Brasil e o francês se torna uma disciplina escolar. Para tanto, fizemos uso de fontes legislativas e da historiografia referente à matéria, bem como de alguns pressupostos teóricos relativos à história cultural.
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