A Corte e as Províncias

conflito de competência na criação das Cadeiras Públicas de Francês no Império do Brasil (1827-1837

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Línguas, História da Educação, Língua Francesa

Resumen

Este artigo analisa o processo de criação das Cadeiras Públicas de Francês no Império do Brasil, decorrentes da institucionalização dos cursos jurídicos em Olinda e São Paulo, em 1827, que passaram a exigir, como requisito de entrada, o conhecimento da língua francesa. Seu objetivo é explicitar o modo como sua implantação esteve relacionada a um conflito de competência legislativa entre os presidentes de província e o governo central, bem como as razões pelas quais o seu ensino esteve atrelado a finalidades instrumentais relacionadas à leitura e tradução de obras e autores franceses, de 1827 a 1837, quando foi institucionalizada a Instrução Secundária no Brasil e o francês se torna uma disciplina escolar. Para tanto, fizemos uso de fontes legislativas e da historiografia referente à matéria, bem como de alguns pressupostos teóricos relativos à história cultural. 

Biografía del autor/a

Luiz Eduardo Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe, Bolsista PQ 2/CNPq, Editor Gerente da Revista de Estudos de Cultura (REVEC) e Coordenador da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS). https://orcid.org/0000-0002-1610-3835 . luizeduardo@academico.ufs.br

Kate Constantino Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Aracaju

Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.https://orcid.org/0000-0003-4842-5959. kateconstantinooliveira@gmail.com

Júlia Duarte Santiago Nunes, Secretaria do Estado da Educação de Sergipe

Doutoranda em Educação pelo PPGED/UFS e professora efetiva da Educação Básica na Secretaria do Estado da Educação de Sergipe. https://orcid.org/0000-0002-4499-6511. juliaduarte2891@gmail.com

Citas

ALMEIDA, Jose? Ricardo Pires de. 2000. Historia da Instruc?a?o Pu?blica no Brasil (1500-1889) (1889). Traduc?a?o: Antonio Chizzotti. Sa?o Paulo: EDUC/INEP /Comped.

BRASIL. Relatorio da Repartic?a?o dos Negocios do Imperio apresentado à Assemble?a Geral Legislativa na sessa?o ordinaria de 1834 pelo respectivo Ministro e Secretario de Estado Antonio Pinto Chichorro da Gama. Rio de Janeiro: Na Typographia Nacional, 1834.

BRASIL. Relatorio da Repartic?a?o dos Negocios do Imperio apresentado a? Assemble?a Geral Legislativa na sessa?o ordinaria de 1839 pelo respectivo Ministro e Secretario de Estado interino Francisco de Paula e Albuquerque. Rio de Janeiro: Na Typographia Nacional, 1839.

BRASIL. Collecc?a?o das Leis do Imperio do Brasil de 1837. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1861a, Parte II.

BRASIL. Collecção das Decisões do Governo do Imperio do Brazil de 1836. Typographia Nacional, 1861b.

BRASIL. Collecc?a?o das Leis do Imperio do Brasil de 1837. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1861c, Parte 1.

BRASIL. Collecção das Decisões do Governo do Imperio do Brazil de 1835. Typographia Nacional, 1864.

BRASIL. Collecc?a?o das Leis do Imperio do Brasil de 1834. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1866, Parte Primeira.

BRASIL. Collecc?a?o das Leis do Imperio do Brasil de 1833. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1872, Parte Primeira.

BRASIL. Annaes do parlamento brazileiro. Assembleia Constituinte - 1823. Rio de Janeiro: Typographia do Imperial Instituto Artístico, 1874a, Tomo Segundo.

BRASIL. Annaes do parlamento brazileiro. Camara dos Srs. Deputados. Primeiro anno da primeira legislatura. Rio de Janeiro: Typographia do Imperial Instituto Artístico, 1874b, Tomo Terceiro.

BRASIL. Collecc?a?o das Leis do Imperio do Brasil de 1832. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1874c, Parte Primeira.

BRASIL. Collecc?a?o das Leis do Imperio do Brasil de 1831. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1875a, Primeira Parte.

BRASIL. Collecção das Decisões do Governo do Imperio do Brazil de 1832. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1875b.

BRASIL. Collecc?a?o das Leis do Imperio do Brasil de 1830. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1876, Parte Primeira.

BRASIL. Collecc?a?o das Leis do Imperio do Brasil de 1827. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1878.

CARVALHO, Jose? Murilo de. A Escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glo?ria. Belo Horizonte: EDUFMG, 2002.

CARVALHO, Laerte Ramos de. As reformas pombalinas da instrução pública. São Paulo: Saraiva / Ed. da Universidade de São Paulo, 1978.

CASTRO, Paulo Pereira. 1967. “A experie?ncia republicana, 1831-1840”. In HOLANDA, Se?rgio Buarque de. Histo?ria geral da civilizac?a?o brasileira. 2. ed., tomo II, v. 2.. Sa?o Paulo: Difel.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2022.

CHERVEL, Andre?. 1990. “Histo?ria das disciplinas escolares: reflexo?es sobre um campo de pesquisa”. Traduc?a?o: Guacira Lopes Louro. Teoria & Educac?a?o. Porto Alegre, n. 2, 1990, p. 177-229

FREYRE, Gilberto. Ingleses no Brasil: aspectos da influência britânica sobre a vida, a paisagem e a cultura do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000.

HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O ensino secunda?rio no impe?rio brasileiro. Sa?o Paulo: EDUSP / Grijalbo, 1972.

GAZETA UNIVERSAL. Pernambuco, 18 de junho de 1836. Typografia de M.M. V& Comp, 1836.

GAUER, Ruth Maria Chittó. A construção do Estado-Nação no Brasil: a contribuição dos egressos de Coimbra. Curitiba: Juruá, 2001.

MATTOS, Ilmar Rohloff. O tempo saquarema: a formac?a?o do Estado Imperial. 4. ed. Rio de Janeiro: Access, 1999.

NUNES, Joselma Duarte Santiago. As primeiras cadeiras de Francês do Império brasileiro: primórdios de uma disciplina escolar (1831-1837). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. São Cristóvão, 2018.

OLIVEIRA, Luiz Eduardo. A língua do outro: ensaios sobre ensino, literatura e cultura de língua inglesa no Brasil. Campinas: Pontes, 2022.

OLIVEIRA, Luiz Eduardo. Gramatização e escolarização: contribuições para uma história do ensino das línguas no Brasil (1757-1827). São Cristóvão: Editora UFS / Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da. A Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1822): cultura e sociedade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007.

URUGUAY, Visconde do. Estudos práticos sobre a administração das províncias do Brasil. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1865, 2 v.

Publicado

2025-11-03

Cómo citar

Oliveira, L. E., Constantino Oliveira, K., & Duarte Santiago Nunes, J. (2025). A Corte e as Províncias: conflito de competência na criação das Cadeiras Públicas de Francês no Império do Brasil (1827-1837. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(46), 219–238. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1752