Educação Antirracista em Tempos Digitais

primeiras aproximações Indiara, GO.

Autores

  • Dr. André Luiz Moscaleski Cavazzani Centro Universitário Internacional Uninter
  • Alessandra Ramos da Silva Oliveira UNINTER

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, letramento racial, educação

Resumo

Este artigo investiga a relação entre letramento racial e o uso da inteligência artificial (IA) na educação, com foco em práticas pedagógicas antirracistas. A pesquisa foi realizada com professores da rede municipal de Indiara-GO, revelando desafios como a ausência de formação inicial e continuada sobre relações étnico-raciais. Destaca-se a importância da Lei 10.639/2003, ainda pouco efetivada nas escolas. A IA, embora possa ser aliada, também pode reproduzir desigualdades se não for usada com consciência crítica. A maioria dos docentes reconhece a relevância do tema, mas sente-se despreparada para abordá-lo de forma adequada. A formação continuada e políticas públicas efetivas surgem como principais demandas para avançar no enfrentamento do racismo estrutural. O estudo reforça a urgência de integrar tecnologia, formação docente e equidade racial na construção de uma educação verdadeiramente transformadora.

Biografia do Autor

Dr. André Luiz Moscaleski Cavazzani, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2013) com estágio na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor titular do Centro Universitário Internacional Uninter.- - andre.ca@uninter.com

Alessandra Ramos da Silva Oliveira , UNINTER

Mestre em Educação pela Faculdade de Inhumas (FACMAIS). - alessandra.lex@hotmail.com

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Publicado

2025-06-04

Como Citar

Cavazzani, A. L. M., & Oliveira, A. R. da S. (2025). Educação Antirracista em Tempos Digitais: primeiras aproximações Indiara, GO . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(44), 64–76. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1754