Educação Antirracista em Tempos Digitais
primeiras aproximações Indiara, GO.
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, letramento racial, educaçãoResumo
Este artigo investiga a relação entre letramento racial e o uso da inteligência artificial (IA) na educação, com foco em práticas pedagógicas antirracistas. A pesquisa foi realizada com professores da rede municipal de Indiara-GO, revelando desafios como a ausência de formação inicial e continuada sobre relações étnico-raciais. Destaca-se a importância da Lei 10.639/2003, ainda pouco efetivada nas escolas. A IA, embora possa ser aliada, também pode reproduzir desigualdades se não for usada com consciência crítica. A maioria dos docentes reconhece a relevância do tema, mas sente-se despreparada para abordá-lo de forma adequada. A formação continuada e políticas públicas efetivas surgem como principais demandas para avançar no enfrentamento do racismo estrutural. O estudo reforça a urgência de integrar tecnologia, formação docente e equidade racial na construção de uma educação verdadeiramente transformadora.
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