Orientação Educacional em Escolas de Tempo Integral

em busca de uma educação integral

Autores

  • Franciele Thomé Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0009-0006-4424-1764
  • Dra. Jordana Wruck Timm Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – campus de Frederico Westphalen.

Palavras-chave:

Educação de Tempo Integral, Educação Integral, Orientação Educacional, Cultura de Paz

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explorar as funções do Orientador Educacional nas Escolas de Tempo Integral, destacando sua atuação como mediador de conflitos e agente de transformação social e educacional. Utilizando a pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, o estudo analisa como o Orientador contribui para um ambiente escolar mais acolhedor, inclusivo e justo. Os resultados evidenciam a importância do suporte emocional, do desenvolvimento das competências socioemocionais e da mediação de conflitos para a construção de uma cultura de paz. Conclui-se que o trabalho do Orientador, em parceria com professores, famílias e comunidade, é essencial para a formação integral dos estudantes e para a promoção de uma convivência mais humana nas escolas.

Biografia do Autor

Franciele Thomé, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Frederico Westphalen-RS. Pedagoga (UCEFF). E-mail: francithome@hotmail.com.

Dra. Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – campus de Frederico Westphalen.

Orientadora. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen (PPGEdu/URI). E-mail: jordanawruck@hotmail.com.

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Publicado

2025-06-04

Como Citar

Thomé, F., & Wruck Timm, J. (2025). Orientação Educacional em Escolas de Tempo Integral: em busca de uma educação integral. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(44), 50–63. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1757