Orientação Educacional em Escolas de Tempo Integral
em busca de uma educação integral
Palavras-chave:
Educação de Tempo Integral, Educação Integral, Orientação Educacional, Cultura de PazResumo
O presente artigo tem como objetivo explorar as funções do Orientador Educacional nas Escolas de Tempo Integral, destacando sua atuação como mediador de conflitos e agente de transformação social e educacional. Utilizando a pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, o estudo analisa como o Orientador contribui para um ambiente escolar mais acolhedor, inclusivo e justo. Os resultados evidenciam a importância do suporte emocional, do desenvolvimento das competências socioemocionais e da mediação de conflitos para a construção de uma cultura de paz. Conclui-se que o trabalho do Orientador, em parceria com professores, famílias e comunidade, é essencial para a formação integral dos estudantes e para a promoção de uma convivência mais humana nas escolas.
Referências
ARAÚJO, João Roberto de. Ensinar a paz: proposta para um currículo de Educação Integral. In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 189-206.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.
CARVALHO, Maria de Lourdes Ramos da Silva. A função do Orientador Educacional. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
DEBARBIEUX, Eric; BLAYA, Catherine (Org.). Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO, 2022.
DISKIN, Lia Paz; ROIZMAN, Laura Gorresio. Paz, como se faz?: semeando a cultura de paz nas escolas. 4 ed. São Paulo: Palas Athena; Brasília: UNESCO, 2021.
GIACACLIA, Lia Renata Angelini; PENTEADO, Wilma Millan Alvez. Orientação educacional na prática. 5 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2006.
GOSS, Caroline Cristine de; SILVEIRA, Larissa Aparecida; SALLES FILHO, Nei Alberto. Conceituando Direitos Humanos, cultura de paz e sustentabilidade: caminhos para refletir sobre a Agenda 2030 da ONU. In: SALLES FILHO, Nei Alberto; SALLES, Virgínia Ostroski (Orgs.). Cultura da paz, direitos humanos e sustentabilidade: olhares interdisciplinares. 2018. Ponta Grossa: Texto e Contexto, p. 10-25.
GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin. A Orientação Educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. A Orientação Educacional – uma perspectiva contextualizada. In: GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin (Org.). A prática dos Orientador es educacionais. São Paulo: Cortez, 1994. p. 11-34.
GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. A prática dos Orientadores na abordagem construtivista. In: GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin (Org.). A prática dos Orientadores educacionais. São Paulo: Cortez, 1994. p. 142-158.
MOLL, Jaqueline. A agenda da Educação Integral: compromissos para sua consolidação como polítca pública. In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 129-148.
MOLL, Jaqueline. Formação humana integral: desafios para o sistema educativo e para a sociedade. In: SPIGOLON, Nima I.; MODESTO, Crislaine Matozinhos Silva; MAZZA, Débora; FERRAZ, Elaine Cristina Vieira (orgs.). Educação Integral: movimentos, lutas e resistências. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019. p. 11-22.
NÉRICI, Imídeo G. Introdução à Orientação Educacional. São Paulo: Atlas, 1976.
NEVES, Ilka; SIQUEIRA, Olgair. Dinâmica de Orientação Educacional. Porto Alegre: Globo, 1973.
PADILHA, Paulo Roberto. Educação Integral e currículo intertranscultural. In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 189-206.
PIANEZZER, Lúcia Crisitane Moratelli. Orientação Educacional. Indaial: Uniasselvi, 2018.
SALES, Lília Maia de Morais. Justiça e mediação de conflitos. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.
SALES, Lília Maia de Morais. Mediação de conflitos: família, escola e comunidade. Florianópolis: Conceito, 2007.
SALLES FILHO, N. A. Cultura de Paz e Educação para Paz: olhares a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.