A Relação entre Profissionalidade Docente e a Categoria Trabalho Docente

Autores

  • Monique Bandeira Universidade de Brasília (UNB)/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Dra. Otília Dantas Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0002-5164-2543
  • Dra. Antonia Dalva Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Profissionalidade Docente, Trabalho Docente, Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre a profissionalidade docente e a categoria trabalho docente. Partimos do pressuposto de que a profissionalidade docente é uma mediação fundamental para compreender como o trabalho na educação se articula com as formas de produção e reprodução da vida na sociedade capitalista. Nesse sentido, é por meio da profissionalidade que o trabalho docente se expressa, se concretiza e se objetiva nas práticas dos diferentes profissionais da educação. Para discutir essa relação, analisamos o processo de elaboração coletiva dos documentos curriculares ainda vigentes na rede pública de ensino do Distrito Federal, os quais revelam a participação ativa dos docentes.

Biografia do Autor

Monique Bandeira, Universidade de Brasília (UNB)/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestra em educação pela Universidade de Brasília (UnB), doutoranda em Educação e Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ). Membro do Grupo de Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP/UnB/CNPq). - moniquevieira53@gmail.com

Dra. Otília Dantas, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação (2007), Mestra em Educação (2003) e graduada em Pedagogia (1987) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutorado pela Universidade de Brasília sob a coordenação da profa. Doutora Ilma Passos de Alencastro Veiga. Professora Associada IV da Universidade de Brasília (MTC/FE/UnB) na área de Didática Fundamental. Pesquisadora Líder do Grupo de pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP/UnB/CNPq). - zotiliadantas@gmail.com

Dra. Antonia Dalva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pós-Doutora em educação pela Universidade de Coimbra. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC/FACED, afiliando-se ao campo da epistemologia da prática profissional. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Titular, Pró-reitora de Planejamento e Orçamento da UFPI, Editora da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc). - adalvac@uol.com.br

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Publicado

2025-06-04

Como Citar

Bandeira, M. V. A., Dantas, O. M. A. da N. A., & Carvalho, A. D. F. (2025). A Relação entre Profissionalidade Docente e a Categoria Trabalho Docente. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(44), 8–21. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1762