A Relação entre Profissionalidade Docente e a Categoria Trabalho Docente
Palavras-chave:
Profissionalidade Docente, Trabalho Docente, Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre a profissionalidade docente e a categoria trabalho docente. Partimos do pressuposto de que a profissionalidade docente é uma mediação fundamental para compreender como o trabalho na educação se articula com as formas de produção e reprodução da vida na sociedade capitalista. Nesse sentido, é por meio da profissionalidade que o trabalho docente se expressa, se concretiza e se objetiva nas práticas dos diferentes profissionais da educação. Para discutir essa relação, analisamos o processo de elaboração coletiva dos documentos curriculares ainda vigentes na rede pública de ensino do Distrito Federal, os quais revelam a participação ativa dos docentes.
Referências
ANTUNES, R. L. C. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. rev. amp. São Paulo: Boitempo, 2009.
BANDEIRA, M. V. A. As implicações da formação continuada na prática pedagógica dos professores que atuam nas turmas do 2º bloco do 2º Ciclo para as Aprendizagens em escolas públicas da CRE de planaltina-DF. 2019. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília, 2019.Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/36765/1/2019_Monique VieiraAmorimBandeira.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.
BANDEIRA, M. V. A.; DANTAS, O. M. N. A. Currículo em Movimento: trajetória e concepções. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 390-404, jan./mar. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/ 47336/34920. Acesso em: 30 nov. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, [2017]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 30 nov. 2023.
CRUZ, S. P. da S. Professor Polivalente: profissionalidade docente em análise. Curitiba: Appris, 2017.
DISTRITO FEDERAL. Currículo da Educação Básica: Ensino Médio. Versão Experimental. Brasília: SEDF, 2010. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/ 10483/5018/6/2012_LigiaFelixdaSilva.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.
DISTRITO FEDERAL. CLDF. Lei N° 4751, de 7 de fevereiro de 2012. Dispõe sobre o sistema de ensino e a gestão democrática da educação básica na rede pública de ensino do Distrito Federal e dá outras providências. Brasília: SINJ-DF, [2012a]. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/70523/Lei_4751_07_02_2012. html. Acesso em: 30 nov. 2023.
DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento da Educação Básica: Pressupostos Teóricos. Brasília: SEEDF, 2014a.
DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação Infantil. Brasília: SEEDF, 2014b.
DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Brasília: SEEDF, 2014c.
DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental – Anos Finais. Brasília: SEEDF, 2014d.
DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Médio. Brasília: SEEDF, 2014e.
DISTRITO FEDERAL. Replanejamento Curricular Ensino Fundamental: Anos Iniciais - Anos Finais. Brasília: SEEDF, 2021. Disponível em: https://www.educacao .df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/02/REPLANEJAMENTO-CURRICULAR-2021-EF.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.
DISTRITO FEDERAL. Portaria Nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. Dispõe sobre os critérios referentes à organização e atuação dos servidores integrantes da Carreira Magistério Público do Distrito Federal nas atividades de docência e orientação educacional [...]. Brasília: SINJ-DF, [2022]. Disponível em: https://cdn. sinprodf.org.br/portal/uploads/2022/12/07140524/Portaria-1152-Atuacao-2023.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.
DISTRITO FEDERAL. Organização Curricular Ensino Fundamental: 2° Ciclo Anos Iniciais. Brasília: SEEDF, 2023. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/ wp-conteudo/uploads/2021/07/Organizacao-Curricular-2023-2o-Ciclo-2.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.
DUBAR, C. Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997. (Coleção Ciências da Educação, n. 24).
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere: Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. vol. 1. 14. ed. Tradução Luiz Sérgio Henriques, Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2022.
HELLER, A. O cotidiano e a história. 11 ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2016. (Edição do Kindle).
LUKÁCS, G. História e Consciência de Classe: Estudos sobre a Dialética Marxista. Tradução Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LUKÁCS, G. Para uma Ontologia do Ser Social II. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2015.
MARX, K. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013. (Livro I – O processo de produção do capital)
MÉSZÁROS, S. Para Além do Capital: Rumo a uma Teoria da Transição. São Paulo: Boitempo, 2002.
MÉSZÁROS, S. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
OLIVEIRA, D. A. Trabalho Docente. Dicionário de Verbetes. GESTRADO. Belo Horizonte: UFMG, 2023. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-docente/. Acesso em: 30 nov. 2023.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Portugal: Porto, 1991.
SARMENTO, M. J. Profissionalidade. Porto: Porto, 1998.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14. ed. Campinas: Autores Associados, 1996. (Coleção: Educação Contemporânea)..
SILVA, K. A. P. C. C. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 330-350, jan./mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article /view/2175-795X.2018v36n1p330/pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.
VÁSQUEZ, A. Filosofia da Práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.