DOCÊNCIA QUE APROXIMA
A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA ESPESSURA SENSÍVEL E EMERGENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1793Palavras-chave:
Pedagogia, formação inicial, narrativas de formação, aprendizagem docenteResumo
Alinhavamos neste texto as feituras percorridas na formação de estudantes do curso de Pedagogia na interação escola-universidade-vida, ambientando aproximações com o sentir e perceber para forjar, a partir da convocatória da realidade social, um modo outro de formar docente indissociado da inteireza dos sujeitos. Interroga-se a significação subjetiva dos licenciandos enveredada nos caminhos de formação inicial na universidade para esboçar um itinerário que enfrente o esvaziamento do sujeito e abra-se ao encontro, ao diálogo, a palavra e a escuta dos contextos e das produções cotidianas existenciais dos graduandos na relação com os modos de vivernarrarpesquisarformar. Inscritos teórico-metodologicamente na pesquisa (auto)biográfica, dirigimos nosso olhar para a interlocução narrativa rascunhada na disciplina de estágio obrigatório, contextualizada em uma universidade federal do noroeste fluminense, para anunciar os transbordamentos emergentes, humanos e político-social do trabalho pedagógico.
Referências
ANFOPE. Nota da Anfope sobre o Parecer CNE/CP nº 4/2024. 2024. Disponível em: https://www.anfope.org.br/nota-da-anfope-sobre-o-parecer-cne-cp-no-4-2024-2/. Acesso em: 26 abril de 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 4, de 18 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192 Acesso em: 23 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
D´ÁVILA, Cristina, SANTOS, Edmea. Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.14, N.36, p. 948-960, mai.-ago, 2022. Disponível em https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1390. Acesso em (7mar. 2023).
DELORY-MOBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal, RN: EDUFRN, 2012.
FONTOURA H. A. Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In: Fontoura H. A (Org.) Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto, p. 61-82, 2011.
GATTI, B. A. A prática pedagógica como núcleo do processo de formação de professores. In: GATTI et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
GATTI, Bernardete A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco. Acesso em: 11 set. 2023, 2019.
LIBÂNEO, J. C. Implicações epistemológicas no campo teórico, investigativo e profissional da Didática e desafios políticos e pedagógicos-didáticos em face ao desmonte da educação pública. In: CANDAU, V. M; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. ( orgs.) Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
PASSEGGI, M. C; SOUZA, E. C. O movimento (Auto)Biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, 2 (1), 2017 p.6-26.
PIMENTA, S. G; SEVERO, J. L. R. de L. A didática na Base Nacional Comum da formação docente no Brasil – Guinada ao tecnicismo no contexto da mercadorização da educação pública. In: CANDAU, V. M; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. ( orgs.) Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes. Para onde vão a didática geral da educação superior e as didáticas específicas? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FERNANDES, Rosana César Arruda. Por uma didática da educação superior. Campinas-SP: Editora Autores Associados, p. 41-60, 2020.
VIEIRA, Marili Moreira da Silva; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Finalidades educativas escolares: Para que serve a escola? Uma reflexão para a formação de professores. Anais. 41ª Reunião Nacional da ANPEd Educação e equidade: bases para Amar-zonizar e reconstruir o país. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.