DOCÊNCIA QUE APROXIMA

A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA ESPESSURA SENSÍVEL E EMERGENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1793

Palavras-chave:

Pedagogia, formação inicial, narrativas de formação, aprendizagem docente

Resumo

Alinhavamos neste texto as feituras percorridas na formação de estudantes do curso de Pedagogia na interação escola-universidade-vida, ambientando aproximações com o sentir e perceber para forjar, a partir da convocatória da realidade social, um modo outro de formar docente indissociado da inteireza dos sujeitos. Interroga-se a significação subjetiva dos licenciandos enveredada nos caminhos de formação inicial na universidade para esboçar um itinerário que enfrente o esvaziamento do sujeito e abra-se ao encontro, ao diálogo, a palavra e a escuta dos contextos e das produções cotidianas existenciais dos graduandos na relação com os modos de vivernarrarpesquisarformar. Inscritos teórico-metodologicamente na pesquisa (auto)biográfica, dirigimos nosso olhar para a interlocução narrativa rascunhada na disciplina de estágio obrigatório, contextualizada em uma universidade federal do noroeste fluminense, para anunciar os transbordamentos emergentes, humanos e político-social do trabalho pedagógico.

Biografia do Autor

Sandro Tiago da Silva Figueira, Universidade Federal Fluminense

figueiras.tiago@gmail.com. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da  Universidade  Federal  Fluminense  (UFF/INFES).  Docente  permanente  do  Programa  de  Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Vivências Didáticas Autorais - ViDA (CNPq). Doutor em Ciências (FIOCRUZ, 2017). https://orcid.org/0000-0001-5351-0782

Referências

ANFOPE. Nota da Anfope sobre o Parecer CNE/CP nº 4/2024. 2024. Disponível em: https://www.anfope.org.br/nota-da-anfope-sobre-o-parecer-cne-cp-no-4-2024-2/. Acesso em: 26 abril de 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 4, de 18 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192 Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

D´ÁVILA, Cristina, SANTOS, Edmea. Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.14, N.36, p. 948-960, mai.-ago, 2022. Disponível em https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1390. Acesso em (7mar. 2023).

DELORY-MOBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal, RN: EDUFRN, 2012.

FONTOURA H. A. Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In: Fontoura H. A (Org.) Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto, p. 61-82, 2011.

GATTI, B. A. A prática pedagógica como núcleo do processo de formação de professores. In: GATTI et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

GATTI, Bernardete A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco. Acesso em: 11 set. 2023, 2019.

LIBÂNEO, J. C. Implicações epistemológicas no campo teórico, investigativo e profissional da Didática e desafios políticos e pedagógicos-didáticos em face ao desmonte da educação pública. In: CANDAU, V. M; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. ( orgs.) Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

PASSEGGI, M. C; SOUZA, E. C. O movimento (Auto)Biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, 2 (1), 2017 p.6-26.

PIMENTA, S. G; SEVERO, J. L. R. de L. A didática na Base Nacional Comum da formação docente no Brasil – Guinada ao tecnicismo no contexto da mercadorização da educação pública. In: CANDAU, V. M; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. ( orgs.) Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes. Para onde vão a didática geral da educação superior e as didáticas específicas? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FERNANDES, Rosana César Arruda. Por uma didática da educação superior. Campinas-SP: Editora Autores Associados, p. 41-60, 2020.

VIEIRA, Marili Moreira da Silva; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Finalidades educativas escolares: Para que serve a escola? Uma reflexão para a formação de professores. Anais. 41ª Reunião Nacional da ANPEd Educação e equidade: bases para Amar-zonizar e reconstruir o país. 2023.

Downloads

Publicado

2025-06-22

Como Citar

Figueira, S. T. da S. (2025). DOCÊNCIA QUE APROXIMA: A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA ESPESSURA SENSÍVEL E EMERGENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 200–212. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1793