A criança que se imagina

experiência estética na infância e diálogos entre Psicologia e Filosofia

Autores

  • Kátia Oliveira da Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Joanna de Paoli Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF https://orcid.org/0000-0003-1250-5973

Palavras-chave:

Imaginação; Experiência estética; Subjetividade.

Resumo

Este artigo propõe uma articulação entre a experiência estética, a imaginação e a constituição da subjetividade na infância, a partir do encontro da filosofia de Gadamer e da Teoria da Subjetividade de González Rey. Considerando a literatura infantil como um recurso estético-mediador, investiga-se como a experiência estética, vivida como jogo simbólico, mobiliza a imaginação e participa da produção de sentidos subjetivos. A pesquisa, fundamentada na Epistemologia Qualitativa, teve como participante uma criança de 6 a 7 anos, acompanhada ao longo de dez meses em uma instituição pública. Por meio de instrumentos lúdicos e interativos, foram construídos episódios narrativos que evidenciam o papel da literatura na reorganização simbólica da experiência, na produção de sentidos e no desenvolvimento de recursos subjetivos.

Biografia do Autor

Kátia Oliveira da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós -Graduação de Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. https://orcid.org/0000-0003-1250-5973 katiaoliveiradasilva1983@gmail.com

Joanna de Paoli, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós -Graduação de Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. https://orcid.org/0000-0003-1250-5973 katiaoliveiradasilva1983@gmail.com

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

Oliveira da Silva, K., & de Paoli, J. (2025). A criança que se imagina: experiência estética na infância e diálogos entre Psicologia e Filosofia. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(46), 175–198. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1811