TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

Autores

  • Liliam Faria Porto Borges Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alex Verdério Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Educação do Campo, Movimentos Sociais

Resumo

Resumo: O artigo apresenta uma breve reflexão sobre a relação entre Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Dada a materialidade da luta pela terra e da luta na terra no Brasil contemporâneo, tem-se como referencial a prática educativa desenvolvida no interior dos Movimentos Sociais Populares do Campo. A luta organizada dos povos do campo tem se concretizado como luta pelo direito ao trabalho, que busca a garantia da existência humana em todas as suas dimensões entre elas, a educação. Assim, aponta para tensões e possibilidades que, no contexto de luta contra a exploração produzida pelo sistema capitalista, indica a necessidade de lutar pela formação omnilateral do ser humano.

Biografia do Autor

Liliam Faria Porto Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação, graduação em História. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste - PPGE, nível Mestrado.

Alex Verdério, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação, Pedagogo. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Borges, L. F. P., & Verdério, A. (2012). TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 182–198. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/197