APROXIMAÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA MARXIANA

Autores

  • Valter Jesus Leite Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE)
  • Liliam Faria Porto Borges Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação

Resumo

O artigo apresenta abordagens acerca da concepção de trabalho e educação na pedagogia marxiana e se organiza em suas partes. Primeiramente discute o princípio educativo do trabalho, anunciamos que o homem não nasce homem, e que o desenvolvimento humano ocorre por meio da relação estabelecida em sociedade, tendo o trabalho como mediador, ou seja, o ser humano é aquilo que pratica e exterioriza em sua vida. Como decorrência desta forma de compreender o trabalho e a humanização, apresentamos, na segunda parte, a concepção de educação na obra de Marx, e as medidas educativas por ele propostas. Como bem traduziu Manacorda (2010), em Marx, a educação é uma crítica à divisão social do trabalho compreendida como um programa transitório que integra as estratégias de luta para superação da alienação e a formação unilateral do ser humano na luta pelo pleno desenvolvimento humano. Por fim, a título de provisórias considerações indica, com base no estudo, que a mudança do sistema educacional exige transformações estruturais no modo de produção, sendo necessário construir caminhos e lutas a partir da situação atual para avançar no âmbito educativo de forma que fortaleça as lutas dos trabalhadores pela universalização da cultura humana acumulada.

Biografia do Autor

Valter Jesus Leite, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE)

Graduado em Pedagogia da Terra (Turma Nadja Krupskaya - 2012) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (Turma Tekoha Guarani - 2015) pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ) e Mestrando em Educação pela UNIOESTE. Atualmente é Professor orientador do Curso de Especialização em Educação do Campo - UNIOESTE/PRONERA e coordenador político pedagógico das Escolas Itinerantes do MST Paraná. Tem experiência na área de Trabalho, Educação, Movimentos Sociais, com ênfase em Organização do Trabalho Pedagógico.

Liliam Faria Porto Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006). É Adjunto C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas sociais, educação do campo e trabalho e educação. Atua nos cursos de pedagogia e nas licenciaturas além de ser docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Unioeste. Atualmente responde pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Como Citar

Leite, V. J., & Borges, L. F. P. (2017). APROXIMAÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA MARXIANA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(16), 340–354. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/526