APROXIMAÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA MARXIANA
Mots-clés :
Pedagogia, EducaçãoRésumé
O artigo apresenta abordagens acerca da concepção de trabalho e educação na pedagogia marxiana e se organiza em suas partes. Primeiramente discute o princípio educativo do trabalho, anunciamos que o homem não nasce homem, e que o desenvolvimento humano ocorre por meio da relação estabelecida em sociedade, tendo o trabalho como mediador, ou seja, o ser humano é aquilo que pratica e exterioriza em sua vida. Como decorrência desta forma de compreender o trabalho e a humanização, apresentamos, na segunda parte, a concepção de educação na obra de Marx, e as medidas educativas por ele propostas. Como bem traduziu Manacorda (2010), em Marx, a educação é uma crítica à divisão social do trabalho compreendida como um programa transitório que integra as estratégias de luta para superação da alienação e a formação unilateral do ser humano na luta pelo pleno desenvolvimento humano. Por fim, a título de provisórias considerações indica, com base no estudo, que a mudança do sistema educacional exige transformações estruturais no modo de produção, sendo necessário construir caminhos e lutas a partir da situação atual para avançar no âmbito educativo de forma que fortaleça as lutas dos trabalhadores pela universalização da cultura humana acumulada.
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