A virtude da amizade na literatura infantil: representação de pais
Palavras-chave:
amizade, representação de pais, literatura infantilResumo
Entende-se que o despertar dos valores está ligado ao desenvolvimento do juízo moral da criança e que além do aspecto da interação, a reflexão sobre determinados valores, por meio da literatura infantil, pode contribuir para a ampliação dos mesmos. Considerando que a família é o primeiro meio no qual a criança vive e que tem papel fundamental na formação de sua personalidade, esta pesquisa objetivou investigar a representação dos pais sobre a importância da literatura infantil na construção dos valores morais e analisar livros da literatura infantil a partir de conceitos oriundos das pesquisas sobre relacionamentos interpessoais. Participaram 47 pais de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola particular. Como material de análise utilizou-se 10 livros da literatura infantil e para a coleta de dados utilizou-se dois instrumentos: a) um questionário contendo um campo para identificação dos pais dos alunos, nome do aluno e nome do livro escolhido e 5 questões referentes à mensagem do livro, compreensão da mensagem por parte da criança, relação com a vida real, construção de valores; b) um roteiro de observação com conceitos acerca do relacionamento interpessoal para a análise dos livros. Os resultados indicaram que nos livros analisados predominam momentos felizes, alegres, e a amizade é considerada importante para a vida dos personagens, sendo que os conflitos, a competição e a agressividade são facilmente contornadas. Os pais indicam que reconhecem a importância da literatura infantil na construção da amizade e apontam os aspectos que os filhos valorizam nos personagens das histórias.
Palavras-chave: Construção de valores. Amizade. Representação de pais. Literatura Infantil
The vurtue of friendship in children’s literature: parent’s representation
It is understood that the awakening of values is linked to the development of the child’s moral judgment and that, besides the aspect of interaction, the reflection on certain values, by means of children’s literature, can contribute to their expansion. Whereas the family is the first environment in which the child lives and that plays a key role in the development of its personality, this study aimed at investigating the representation of parents about the importance of children’s literature in building moral values and analyze children’s books from the concept originating from surveys about interpersonal relationships. 47 parents of first-grade elementary students in a private school participated. 10 children’s books were used as analysis material and, for the gathering of data, two instruments were used: a) a questionnaire containing boxes for the identification of the students’ parents, student name and title of the book chosen, and 5 questions referring to the message of the book, the child’s comprehension of the message, its relationship with real life, the building of values; b) an observation script with concepts about interpersonal relationships for the analysis of the books. The results indicated that the books analyzed were predominant with happy and joyful moments, and friendship is considered to be important for the lives of the characters, whereas conflicts, competition and aggressiveness are easily circumvented. The parents indicated that they recognize the importance of children’s literature in building friendships and we pointed out what their children valued in the stories’ characters.
Keywords: Building values. Friendship. Parent Representation. Children’s literature.
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