A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE

Autores

  • Roberta Stangherlim Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

PROVE, FORMAÇÃO DOCENTE, GESTÃO DEMOCRÁTICA, AUTONOMIA DA ESCOLA.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é discutir a importância do Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino (PROVE) como espaço de formação permanente, cuja proposta concretizou-se por iniciativa de um grupo de profissionais da educação que atua em escolas situadas na região de M´Boi Mirim, no município de São Paulo-SP. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta da produção acadêmica da segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000 sobre a formação e a profissão docente, destacando a importância da formação centrada na escola, por ser uma referência para pensar a formação contínua do(a) educador(a) na articulação com as práticas educativas, como o clima de trabalho e a cultura organizacional escolar; a análise de publicações e pesquisas específicas sobre o PROVE; e o levantamento de dados das publicações do projeto (revistas e livros), sobretudo no período de 1997 a 2007. Nas considerações finais, apontamos algumas diferenciações do PROVE como espaço de formação docente inter-escolas, dentro de uma proposta de gestão colaborativa e democrática.

Biografia do Autor

Roberta Stangherlim, Universidade Nove de Julho

Professora no Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atuou nos últimos quatro anos como gestora de projetos na área de Educação Cidadã do Instituto Paulo Freire. Psicóloga pela UNESP de Bauru, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores com foco nas seguintes temáticas: cursos, programas e projetos de formação inicial e continuada de educadores; formação de educadores e as culturas da infância; processos psicossociais no desenvolvimento profissional dos trabalhadores da educação; formação dos trabalhadores da educação e educação em direitos humanos. Referencia-se em autores da corrente da Psicologia Histórico-Cultural e na concepção de Educação Libertadora de Paulo Freire.

Downloads

Publicado

2012-11-24

Como Citar

Stangherlim, R. (2012). A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(8), 317–339. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274