A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
Mots-clés :
PROVE, FORMAÇÃO DOCENTE, GESTÃO DEMOCRÁTICA, AUTONOMIA DA ESCOLA.Résumé
O objetivo principal deste trabalho é discutir a importância do Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino (PROVE) como espaço de formação permanente, cuja proposta concretizou-se por iniciativa de um grupo de profissionais da educação que atua em escolas situadas na região de M´Boi Mirim, no município de São Paulo-SP. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta da produção acadêmica da segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000 sobre a formação e a profissão docente, destacando a importância da formação centrada na escola, por ser uma referência para pensar a formação contínua do(a) educador(a) na articulação com as práticas educativas, como o clima de trabalho e a cultura organizacional escolar; a análise de publicações e pesquisas específicas sobre o PROVE; e o levantamento de dados das publicações do projeto (revistas e livros), sobretudo no período de 1997 a 2007. Nas considerações finais, apontamos algumas diferenciações do PROVE como espaço de formação docente inter-escolas, dentro de uma proposta de gestão colaborativa e democrática.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.