O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE

Autores

  • Amilton Benedito Peletti Secretaria Municipal de Educação de Cascavel
  • Isaura Monica Zanardini UNIOESTE - Campus de Cascavel

Palavras-chave:

Estado, liberalismo, política educacional

Resumo

Nosso propósito com este artigo é apresentar alguns elementos para análise da relação entre o modelo de Estado liberal e as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990. Para expressar essa relação, partimos da consideração do papel do Estado na sociedade de classes e de modo particular do papel do Estado liberal, na intenção de discutir a reforma do Estado brasileiro e os elementos que orientam a reforma da educação básica. Em relação às políticas educacionais, dados os limites do texto, procuramos explicitar a relação com o Estado liberal a partir da análise de dois documentos que consideramos centrais, quais sejam: Declaração mundial sobre educação para todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem (1990) e Educação: um tesouro a descobrir organizado por Jacques Delors para a UNESCO (1996). Para a compreensão desta articulação, consideramos o processo de reorganização do capitalismo que impõe a reconfiguração do Estado e da educação tendo em vista, dentre outros aspectos, a celebração das diferenças, assegurando a reprodução da lógica da desigualdade, sob a qual se afirma e reafirma o capital. Nesta lógica, à educação caberia a tarefa de estabelecer um ajuste social a partir da inserção econômica dos homens na “nova estrutura produtiva” e a formação de “personalidades democráticas” que aceitem o pluralismo, sejam tolerantes, solidárias e solucionem pacificamente os conflitos sociais, acompanhando, desse modo, o arcabouço teórico e ideológico da pós-modernidade e da ideologia da globalização.

Biografia do Autor

Amilton Benedito Peletti, Secretaria Municipal de Educação de Cascavel

Professor da rede pública municipal de ensino de Cascavel, mestre em educação pela UNIOESTE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES.

Isaura Monica Zanardini, UNIOESTE - Campus de Cascavel

Doutora em Educação pela UNICAMP, Docente do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE. Coordenadora do Curso de Formação Pedagógica - PARFOR - UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2013-09-19

Como Citar

Peletti, A. B., & Zanardini, I. M. (2013). O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 07–26. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/304