O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE

Autores/as

  • Amilton Benedito Peletti Secretaria Municipal de Educação de Cascavel
  • Isaura Monica Zanardini UNIOESTE - Campus de Cascavel

Palabras clave:

Estado, liberalismo, política educacional

Resumen

Nosso propósito com este artigo é apresentar alguns elementos para análise da relação entre o modelo de Estado liberal e as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990. Para expressar essa relação, partimos da consideração do papel do Estado na sociedade de classes e de modo particular do papel do Estado liberal, na intenção de discutir a reforma do Estado brasileiro e os elementos que orientam a reforma da educação básica. Em relação às políticas educacionais, dados os limites do texto, procuramos explicitar a relação com o Estado liberal a partir da análise de dois documentos que consideramos centrais, quais sejam: Declaração mundial sobre educação para todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem (1990) e Educação: um tesouro a descobrir organizado por Jacques Delors para a UNESCO (1996). Para a compreensão desta articulação, consideramos o processo de reorganização do capitalismo que impõe a reconfiguração do Estado e da educação tendo em vista, dentre outros aspectos, a celebração das diferenças, assegurando a reprodução da lógica da desigualdade, sob a qual se afirma e reafirma o capital. Nesta lógica, à educação caberia a tarefa de estabelecer um ajuste social a partir da inserção econômica dos homens na “nova estrutura produtiva” e a formação de “personalidades democráticas” que aceitem o pluralismo, sejam tolerantes, solidárias e solucionem pacificamente os conflitos sociais, acompanhando, desse modo, o arcabouço teórico e ideológico da pós-modernidade e da ideologia da globalização.

Biografía del autor/a

Amilton Benedito Peletti, Secretaria Municipal de Educação de Cascavel

Professor da rede pública municipal de ensino de Cascavel, mestre em educação pela UNIOESTE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES.

Isaura Monica Zanardini, UNIOESTE - Campus de Cascavel

Doutora em Educação pela UNICAMP, Docente do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE. Coordenadora do Curso de Formação Pedagógica - PARFOR - UNIOESTE.

Publicado

2013-09-19

Cómo citar

Peletti, A. B., & Zanardini, I. M. (2013). O ESTADO LIBERAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA A ANÁLISE. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(9), 07–26. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/304